terça-feira, 26 de abril de 2016

Terça-Feira 01

Encontro Semanal 

Há muito tempo que estava planejando um passeio para o Fusca 72, que estava parado desde dezembro. A último giro tinha sido para o Encontro Anual do Campo Grande.


Ao mesmo tempo queria conferir um Encontro Semanal que estava sendo muito comentado e elogiado, organizado pelo mais novo Clube de Antigomobilismo de Salvador/Ba: o Fuscaria!


O local escolhido, a nova Orla de Piatã, também refletia tantas novidades, incluindo a notável parceria com outros Clubes - COB e Ômega entre eles -  que agora lotam a renovada praça.

Enfim chegou o dia!


Em frente ao Atakarejo, com muito espaço, iluminação e segurança, o Encontro das terças-feiras realmente honra a fama que carrega!

Muitos besouros, os anfitriões ...



O COB - Clube do Opala da Bahia, o novíssimo Clube do Ômega... 


... que também tem representante nas Manobras Radicais!


Derivados VW ...



Quadrados ...


Animados ...


 E principalmente amigos ...


Muitos amigos!


Parabéns à galera cheia de planos e energia da Fuscaria, que vêm acrescentar muito ao Antigomobilismo baiano.


Não deixem de conferir mais essa opção semanal, toda terça-feira, em frente ao Atakarejo Piatã, a partir das 20h.

Até lá!

 


domingo, 24 de abril de 2016

Artigo histórico

Um Time da Pesada!
(Kadron SA - 24/04/2016)

Cinco jóias e uma foto que já faz parte da história!

Fonte: Blog Puma Classic

O artigo na Motor Trend, famosa publicação dos EUA, apresentava o novíssimo Puma - modelo "Tubarão" - como o "Corvette Brasileiro".

Na famosa foto, além do destaque para o GTE, todas as gerações do felino até aquele momento: o raríssimo GT4R (criado e feito sob encomenda para sorteio da Revista 4 Rodas), o Puma VW e o Puma DKW (ambos de primeira geração). 

Entre eles um inconfundível Buggy Kadron(?), pintado no clássico amarelo Puma.

Um estranho no ninho?

Não mesmo!

A explicação é "simples": a indústria Kadron, almejando diversificar o seu portfólio, encomendou o projeto do Buggy ao mestre Anísio Campos e terceirizou a produção para a linha de montagem da Puma!

Confiram outra histórica foto, onde felinos e besouros eram produzidos lado a lado!


Notem que as carrocerias eram de primeira geração, pois os piscas dianteiros seriam instalados posteriormente nas caixas de roda, e não embutidos nos para-lamas dianteiros como os de segunda geração!

Breve vamos detalhar mais essas diferenças!

E viva o "Corvette Brasileiro" e "primos"!
     

sábado, 23 de abril de 2016

Galeria 1 - Kadron

Show em Dupla
(Kadron SA - 23/04/2016)

O apoio e incentivo de grandes amigos fizeram o Projeto Kadron avançar muito mais!

Nosso amigo Che, um dos mais efetivos sócios do CFB - Clube do Fusca da Bahia, compartilhou fotos dos Kadrons da família, visto que o irmão também possui um belíssimo exemplar.


O prata, do próprio Che, tem uma história muito interessante, pois ficou semi-enterrado numa piscina por longo tempo.

O resgate e restauração será tema de uma postagem no futuro.


O outro exemplar também apresenta excelente nível de conservação e originalidade, e a cor preta realça o brilho das rodas Titanium e das logomarcas Kadron. Belíssimo!


Che tem colaborado, também, com muitas dicas, informações e sugestões, para que o exemplar 444 fique compatível com essas duas jóias da década de 70. 

Quem sabe está surgindo uma divisão Kadron dentro de algum dos Clubes de Antigomobilismo!

Alguém se habilita? Rsrs
    

Mensal COB

Encontro Mensal
Clube do Opala da Bahia & Convidados

Na retomada do Pit Stop Bahia, vamos atualizar - as postagens e links laterais - dos imperdíveis Encontros (semanais e mensais) de Antigomobilismo da cidade, em ordem cronológica!

Esse domingo - 24 de abril - é o último do mês e tem ...


Vamos dar um trato nas máquinas e prestigiar o COB, que acaba de comemorar 15 anos de fundação, sempre ativo e cheio de contagiante energia!

Fomos conferir um dos mais recentes Encontros, onde aproveitamos para registrar a despedida do SS 1977, que foi abrilhantar uma coleção no Rio Grande do Sul (aguardem postagem).

Esse exemplar faz reverência à interação e parceria COB - Veteran Bahia!


Sempre a partir das 15h, o domingo permite a participação de muitas famílias e máquinas, podendo se estender até o anoitecer, sempre com tranquilidade e segurança!






Aproveitamos para apresentar o novo Clube de Antigomobilismo do Estado, que concentra uma jóia da indústria nacional que teve a responsabilidade de substituir outra "pedra preciosa".





Vale ressaltar que todos os clubes e tribos são bem vindos, e belamente representados!




Importante registrar a presença da Equipe Panhada Sport, que faz um trabalho excelente de divulgação e valorização - com muita segurança - das manobras radicais!


E também do Fuscaria, novíssimo Clube que homenageia os Fuscas e derivados, conduzido por uma turma muito animada e organizada. 

Parceiros do COB e Clube do Ômega, o Fuscaria organiza um super frequentado Encontro Semanal na Orla de Piatã nas terças-feiras. Aguardem futura postagem com os detalhes!


Vale lembrar que os antigos são, na verdade, "grandes desculpas". Rsrs 

O valor maior é encontrar, e reencontrar, grandes amizades!


Até domingo!
    


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Blog Kadron SA

Novo Blog, Antigo "Bug"!

Caricatura de Maurício Morais

Um novo espaço, para registrar as memórias e histórias de um dos mais bonitos buggys de todos os tempos: o Tropi / Kadron!


Já retratado AQUI, o Kadron é uma das obras primas de Anísio Campos (dir), genial designer que também assina outros modelos inesquecíveis!

Foto: Rodrigo Ruiz, via Web

O Kadron SA, a exemplo do Opala SA, manterá intercâmbio com o PSB, numa parceria que permite o aumento da abrangência e a concentração de temas específicos.


Contamos com o apoio de todos, com o acompanhamento, envio de dicas e informações!

Confiram abaixo a réplica da postagem de lançamento do Kadron SA - abr 2016

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inspirado pela bandeira do próprio símbolo...


... Lançamento Autorizado


Criado por um dos maiores designers brasileiros, o mestre Anísio Campos, o Bug / Bugre / Buggy Kadron ainda é referência entre os fãs desse despojado, dinâmico e aventureiro segmento.


Fui fisgado já na adolescência, culpa da fluidez do desenho, ineditismo da proposta (anos 70), do Kadron branco do primo Caca e, principalmente, da inesquecível matéria da Revista 4Rodas, que provocava o desejo incontrolável de transformar Fuscas em Bugs (sic).


Depois de tentar, sem sucesso, convencer Zeuxinho - pai inesquecível - a transformar o Fusca 1969 da família (rsrs), realizei esse sonho ao adquirir 50% do primeiro carro, aos 20 anos, graças ao empréstimo assumido por meu cunhado Beto (serei eternamente grato) e honrado com a ajuda de custo do meu estágio na época. 

Fundamental também foi minha sócia / irmã Simone, que bancou a outra metade antes mesmo de aprender a dirigir. Isso que é apoio e confiança!

Era na verdade uma réplica do Kadron, ano 1982 e montado sobre um chassi de Fusca 1980. provavelmente feito pela competente equipe de uma empresa que funcionava no bairro do Tororó,

Chegou branco metálico e, ao longo dos 25 anos de parceria, foi pintado de vermelho Monza e depois de amarelo Puma. 


Diz o ditado popular que Buggy só dá duas alegrias, quando se compra e quando se vende!

Não é verdade!

Há alguns anos, por falta de garagem coberta e desanimado pelo consequente desgaste provocado, fiz a enorme besteira de aceitar uma proposta de venda! 

O arrependimento foi quase instantâneo, e o negócio só não foi desfeito por estar preso pela palavra.

Quis o destino que a compensação viesse de forma tão inusitada e especial.

Ao buscar o resgate de um autêntico Opala Stock Car - em decana hibernação, adivinhem o que estava atrapalhando a saída da garagem?


Um autêntico Kadron 1973, montado sobre o chassi de um Fusca 1968, que portava a carroceria nº 444, ou seja, já da segunda geração (aguardem detalhes sobre o assunto).


Pneus murchos, freios travados, placas amarelas ... um cenário mais pessimista possível, apenas para disfarçar uma jóia pouquíssima rodada, quase completo e com detalhes de acabamento incríveis.

Claro que o novo resgate foi inevitável, um "chaveirinho" de presente para os "garimpeiros"!


Após a completa revisão mecânica - afinal foram cerca de 30 anos de imobilidade - o Kadron estreou no Encontro Anual de Veículos Antigos, organizado pelo Veteran Bahia, que lota a Praça do Campo Grande todo final de ano.

Um Diorama - em escala real - foi montado para apresentar o Opala SS recém-restaurado, o Opala Stock Car antes do início dos trabalhos e do Kadron ainda com placas amarelas.


Esse cenário representou o lançamento da Pedra Fundamental de um projeto maior - A Garagem de Zeuxinho - que agora também parte para a sonhada implantação. Aguardem as novidades!

A atualização da documentação, complexa e dispendiosa, só se tornou possível com a inestimável ajuda de um batalhão de amigos, aos quais agradecemos de todo o coração! 

Não vou citar nomes, pelos mais variados motivos, mas eles sabem de quem estou falando.

Esse novo blog, marcado pelo recomeço e devidas "placas cinzas", pretende documentar e detalhar todas essas histórias e mais algumas, como a caça aos poucos componentes que faltam - por exemplo.


Visando compartilhar com amigos, colecionadores e fãs desse incrível modelo, casos, curiosidades e informações, para ajudar no reconhecimento da obra prima de Anísio Campos.

Aproveitamos para anunciar a óbvia parceria com o blog Pit Stop Bahia, que cederá e captará postagens, para a desejável ampliação do alcance.

Contamos com a ajuda de todos, no acompanhamento, possível correção e, principalmente, envio de novidades e dicas para o conteúdo. 

Pé na Tábua!

Testes do Kadron na Praia do Pepino