segunda-feira, 9 de junho de 2014

De Carona no Opalas SA - Sedã 1ª Geração

Uma postagem do blog parceiro Opalas SA que - pela raridade e sorte do encontro - merece ser replicado!

Encontro Casual

Confiram a preciosidade que pode ser vista nas ruas de Salvador, no caso, um bucólico bairro residencial!


Um belíssimo - e raro - Opala da 1ª geração, ano 1970 (informação do amigo Eduardo Mello)!


O inesperado da situação obrigou o uso do celular para as fotos, porém, com resultado satisfatório.


Um sedã para ninguém botar defeito!


Alguém conhece o feliz proprietário? Caso positivo, convidem-no para levar essa joia ao Encontro Semanal do Clube do Opala da Bahia ou para o Encontro Mensal Veteran & Convidados!

domingo, 1 de junho de 2014

Quem quer um Lassale?

Oportunidade: Lassale é disponibilizado!

  

Exemplar localizado em garimpagem das férias de janeiro (conferir abaixo) é, depois dos primeiros passos da restauração, disponibilizado para venda. 


Documentação atualizada, alguns componentes localizados - incluindo bancos e capota removível em fibra, motor acionado, o titular do projeto resolveu repassar o desafio.



É inegável o atual status de raridade, afinal, estima-se um máximo de 30 exemplares fabricados.

Para quem não conhece o Lassale, replico a postagem de janeiro do blog Opalas SA, devidamente autorizado é claro - rsrs!

Confiram!

 

Férias no Garimpo (05) - Lassale


Alguém já viu, ou ouviu falar, do Lassale Digital - "O Primeiro de uma Classe"?


Mais um fruto do período de proibição das importações, o Lassale ostentava mecânica 250S do Opala, lanternas de Chevette, faróis de Monza, carroceria em fibra, chassi revestido, visual e grade com a vã intenção de agradar os apaixonados por Mercedes ou outros carrões exclusivos. Era fabricado pela Ita Motores e Montadora de Veículos Ltda, em Itaquaquecetuba - SP.


Preço estratosférico - igual ao Miura X-8 e o dobro do Santana GLS - design discutível e adaptações grosseiras o transformaram em total fracasso de fabricação e vendas. Há quem diga que não passou de protótipo apresentado no Salão do Automóvel, o que não é verdade, mas possivelmente não chegou a 30 unidades fabricadas.


Mas defendia bravamente o argumento de exclusividade e classe, chegando a portar o brasão - um L estilizado - em ouro 18k, painel digital, duas opções de capota - rígida removível e lona - além de muitos outros itens supostamente inovadores. 

A única combinação efetiva resultou do trinômio exclusividade / opção conversível / mecânica Opala 6 cilindros.


Até o brasão era "ouro de tolo", resumindo-se a um corpo de bronze simplesmente folheado, cujo metal nobre logo desaparecia. 

Mas vamos à garimpagem!

Que tal dar de cara com um autêntico Lassale primeira geração*, saindo de uma interminável recuperação na fibra?

Independente da minha opinião em relação ao acabamento ou design, tenho de admitir a formidável sensação de antiguidade, diante da extrema raridade do exemplar.


Além de tudo é um modelo de primeira geração - como já mencionado - pois a traseira ainda não apresentava a capa em fibra do pneu socorro - de gosto também duvidoso - que valeu o apelido de Cadillac brasileiro. 



Faremos o acompanhamento do processo de recuperação desse sobrevivente dos anos 1980, o ápice da indústria nacional dos fora de série.


Para quem não imagina o valor da exclusividade e raridade, ou não acredita na sua redenção, apresentamos uma sequência de fotos capturada na net, com um exemplar que desfila todo o seu potencial.





Garimpeiros na chuva - 31 de maio

Sábado de Novidades e Descobertas

Um sábado muito chuvoso, temperatura amena, tráfego intenso na cidade: condições ideais para ficar em caso curtindo DVDs e pipoca, correto?

Erradíssimo!

Remédio para a chuva: boa vontade e contaminação pelo vírus da ferrugem!

Para o tráfego: muita paciência e oportunidade para uma reunião informal do Veteran Bahia durante o  percurso. Pudemos atualizar algumas providências para a intensa agenda que nos espera nos próximos dias/meses.

A primeira grande novidade foi a definição da data do Encontro Anual no Campo Grande, que sediará também o X Encontro Nordeste. Vale lembrar que é a segunda vez que isso acontece, em função do sucesso de 2008.


Depois chegamos na primeira grande garimpagem: valiosas amizades facilitadas pelo Antigomobilismo, paixão coletiva, verdadeira e viciante!

Fomos calorosamente recebidos pelos amigos do Litoral Norte, que dão um show de união e apego às surpresas.


Que surpresas? Observem a surpreendente e rara joia no cantinho esquerdo. Alguém reconhece? Segurem um pouco a curiosidade, depois voltaremos ao "assunto" ! Rsrs

Aproveitamos a oportunidade para alinhar alguns detalhes com a Diretoria Regional Litoral Norte do Veteran, visando a tão esperada viagem a Santo Antônio de Jesus - 8º Encontro do Recôncavo - que promete ser a melhor de todos os tempos.

O comboio será recorde e a Praça Renato Machado vai lotar! #imperdível


Na volta para Salvador, um estratégico desvio pelo bairro de São Cristóvão para conferir as preciosidades da mitológica "Mina da Família Caldas", recebidos por nosso grande amigo Lício.

Encontramos três joias em processo de lapidação e, mais uma surpresa, um inquietante abandono em terreno baldio perto da oficina.

Primeiro vimos o novo desafio do Ulisses Britto, nosso presidente e Mestre dos Rodders: o Ford Four Door que está sendo transformado no mais puro estilo Hot Rod. #fantástico


Conhecemos o Ford Roadster que foi localizado tão perto - Villas do Atlântico - reforçando a tese que ainda há muitas joias na Bahia esperando abnegados garimpeiros!


Escondidinho e perto da estreia, um componente raro e poderoso que vai apimentar o valente V8 do Dodge de Lício: um autêntico blower - compressor de alta pressão - no mais puro estilo Mad Max!


Lá perto, um outro achado, infelizmente tardio e de pouco potencial para recuperação: uma réplica - em fibra de vidro - de Mercedes conversível, marca desconhecida. Realmente um lamentável desperdício!



Enfim, um sábado muito especial! 

Ainda curiosos? Ok, lá vai a "pérola dourada" - Dourado Laredo Metálico / Ford 1991 para ser mais exato!


Era "simplesmente" um dos 15 raríssimos Pumas AM4 conversíveis - motor AP 1.8 - última geração (1993) dos famosos felinos na versão Alfa Metais.

Mais fotos, novos detalhes?
Aguardem!