sábado, 19 de abril de 2014

Garimpo na Serra Gaúcha (01) - Turismo "Rural"

Garimpagem Ferroviária

"Viajar é mudar a roupa da alma".
Brilhante, mestre Mário Quintana, realmente indiscutível. 

Um rápida viagem à região Sul proporcionou surpresas e belas descobertas em vários segmentos. Destaque para a preservação e respeito às históricas raízes e, muito importante também, grande tradição antigomobilística.

Várias preciosidades conferidas, numa Serra - Gaúcha - repleta de "minas"! É nisso que baseia-se essa nova série de garimpagens!

Uma surpresa, em especial, nos esperava no "fim da linha", e é exatamente por onde vamos começar a "mudança de roupa"!


A linha começa com uma incrível e histórica Maria Fumaça, fabricada em 1941, ainda ativa em saboroso roteiro por Bento Gonçalves e adjacências. Claro que ela merece uma postagem específica, porém, a estreia ficará por conta de uma agradável surpresa estacionada no pátio de manutenção, ao final da viagem.

Enquanto os passageiros se despediam da aventura, embalados por vinhos e músicas típicas, procuramos o terminal de manobras para mais algumas fotos das Marias, "senhoras" que se revezavam na tarefa de manter viva essa saudosa parcela da história dos transportes.


Encontramos muito mais !


Uma autêntica Rural Ferroviária, totalmente operacional, que faz a alegria do visionário empresário gaúcho que apostou - e investiu - no resgate das Marias.


Segundo informações dos mecânicos, ele costuma passear com a família no mesmo roteiro da Maria Fumaça, em horários complementares.


Parabéns à família Giordani, pela belíssima idéia que salvou as Marias do sucateamento - que infelizmente aconteceu em outras regiões - e pela raríssima Rural ferroviária, totalmente preservada e ativa em seu ambiente original !

Aguardem mais garimpagens, "movidas a lenha" ou não !