sábado, 19 de abril de 2014

Garimpo na Serra Gaúcha (01) - Turismo "Rural"

Garimpagem Ferroviária

"Viajar é mudar a roupa da alma".
Brilhante, mestre Mário Quintana, realmente indiscutível. 

Um rápida viagem à região Sul proporcionou surpresas e belas descobertas em vários segmentos. Destaque para a preservação e respeito às históricas raízes e, muito importante também, grande tradição antigomobilística.

Várias preciosidades conferidas, numa Serra - Gaúcha - repleta de "minas"! É nisso que baseia-se essa nova série de garimpagens!

Uma surpresa, em especial, nos esperava no "fim da linha", e é exatamente por onde vamos começar a "mudança de roupa"!


A linha começa com uma incrível e histórica Maria Fumaça, fabricada em 1941, ainda ativa em saboroso roteiro por Bento Gonçalves e adjacências. Claro que ela merece uma postagem específica, porém, a estreia ficará por conta de uma agradável surpresa estacionada no pátio de manutenção, ao final da viagem.

Enquanto os passageiros se despediam da aventura, embalados por vinhos e músicas típicas, procuramos o terminal de manobras para mais algumas fotos das Marias, "senhoras" que se revezavam na tarefa de manter viva essa saudosa parcela da história dos transportes.


Encontramos muito mais !


Uma autêntica Rural Ferroviária, totalmente operacional, que faz a alegria do visionário empresário gaúcho que apostou - e investiu - no resgate das Marias.


Segundo informações dos mecânicos, ele costuma passear com a família no mesmo roteiro da Maria Fumaça, em horários complementares.


Parabéns à família Giordani, pela belíssima idéia que salvou as Marias do sucateamento - que infelizmente aconteceu em outras regiões - e pela raríssima Rural ferroviária, totalmente preservada e ativa em seu ambiente original !

Aguardem mais garimpagens, "movidas a lenha" ou não !


3 comentários:

  1. Amigo Seixas, belíssima matéria, a Serra Gaúcha é realmente de uma beleza exuberante!!
    Aqui em Simões Filho, na Ferrovia Centro Atlântica a alguns anos atrás andava uma Rural ferroviária desta, não sei se ainda existe ou que fim levou .
    Parabéns pela matéria e um grande abraço,
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maurício, obrigado amigo!
      Quem sabe essa postagem não ajuda num possível resgate dessa preciosidade !!!!

      Excluir
  2. Olá Carlos, beleza de reportagem... Parabéns! Andei muito nessa maquina preciosa! Beijos no coração.

    ResponderExcluir