sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Máquina do Tempo (01) - O Projeto

 
Avenida Centenário

Vem aí uma completa "radiografia" do seletivo circuito de rua da Avenida Centenário, que desafiou os ases do automobilismo nas décadas de 1960 e 1970.


O trabalho conjunto - dos Blogs Old Races e Pit Stop Bahia - comemora o sucesso da parceria, que atua há algum tempo no resgate de passagens incríveis do antigomobilismo esportivo.

Lulu Geladeira - direita

Lembram do INÍCIO de tudo, com a postagem sobre o inesquecível Lulu Geladeira?

Será uma verdadeira viagem no tempo, baseada no incrível acervo fotográfico de Maurício Castro Lima - leia-se Old Races - comparado com imagens atuais, que ajudarão na identificação dos principais pontos do circuito.


Enquanto os arquivos estão sendo preparados, apreciem a prévia preparada por Maurício, que continua surpreendendo com imagens inéditas e geniais informações sobre o célebre circuito.


Apertem o cinto - preferencialmente de quatro pontos - cliquem AQUI e aproveitem essa fantástica jornada, do empolgante início - pavimentação soberba - até a lamentável última corrida, marcada pela chuva excessiva que trouxe um inesperado lamaçal. 


Seria um prenúncio do futuro do Automobilismo na Bahia?
      

Encontro Mensal - Setembro de 2013

   
07 é Dia de Ford

O Encontro Mensal de Veículos Antigos - Veteran e Convidados - apresenta uma pequena alteração nesse mês de setembro.

O segmento homenageado será o universo Ford, ficando os tradicionais 4x4 para o primeiro sábado de outubro. 


Um feriado com a força de Mustangs e outros belíssimos representantes da icônica marca oval.

Imperdível !

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tempos heróicos ...

 
Evolução

O nível de preparação apresentado, atualmente, pela turma da Arrancada realmente surpreende e empolga uma grande legião de admiradores.

Se a  "fera" for um antigo, e um dos mais belos automóveis já fabricados no Brasil, aí o resultado torna-se realmente irresistível!

Opala de Arrancada no Encontro Mensal - Parque da Cidade

Observem, por exemplo, o moderníssimo - e seguro - tanque de combustível do fantástico Opala de Jakson Sodré, que acelera na poderosa categoria TS.


Mas nem sempre foi assim!

Nos primórdios do esporte aqui na Bahia, os carros representavam um misto de coragem, criatividade, improvisação e pitadas de amadorismo, com soluções que hoje arrepiariam as mais elementares normas de segurança.

Mesmo os bólidos mais estruturados e profissionais, que já começavam a despontar, ainda engatinhavam no quesito, adotando estratégias no mínimo temerárias. Havia uma certa aura de inocência, que priorizava a extrema redução de peso e consequente ganho no desempenho, mesmo sem o desejável suporte de equipamentos desenvolvidos especialmente para a categoria. Tudo estava muito no começo.

Alguns podem estar pensando: qual o motivo da menção?

Curiosidade e reconhecimento

Reconhecimento para os pioneiros da Arrancada, que corajosamente deram início a toda essa evolução.

Curiosidade por causa do Puma 07 de Campêlo, imbatível nas pistas e surpreendente nas soluções técnicas. Para os que ainda não sabem, o "felino" passa por uma rigorosa restauração, após muitos anos de hibernação, que pretende resgatar seu vigor e as impagáveis histórias.



O estágio atual do projeto é a recuperação do acabamento interno, o que nos conduz a uma adaptação criativa e pouco conhecida. O tanque original de combustível significava peso morto, portanto prejudicial à luta por frações de segundo, principalmente pela curtíssima duração de cada prova. Vale ressaltar que o volume de combustível necessário - no caso gasolina de aviação - era muito baixo mesmo considerando os mil metros das pistas na época.

O Puma Tubarão reinava nos Kms de Arranque, era um dos mais profissionais da época e apresentava um nível de preparação incrível em todos os seus componentes. Para vocês terem uma idéia, corria uma lenda que até a carroceria de fibra tinha sido exaustivamente lixada pelo lado de dentro, visando a redução de peso, sobrando apenas uma fina bolha. Posso adiantar que isso é puro delírio.


Retirado o tanque original, cujo espaço foi ocupado por um túnel coletor de ar para o radiador de óleo, os titulares criaram um pequeno tanque auxiliar, com o volume necessário para apenas uma puxada. Conheçam, em primeira mão, a incrível adaptação da vitoriosa dupla Campêlo piloto / Toninho preparador.


O reservatório plástico, com aproximadamente 5 litros de capacidade, teve um "pescador" adaptado à meia altura, reduzindo o volume utilizável para cerca de 3,5 litros.

A tampa, também plástica, recebeu um pequeno elemento filtrante, oriundo das torneiras de motocicletas, para proteger o necessário suspiro.


São pequeno detalhes que, sem dúvida, faziam grande diferença na desejável relação peso/potência. Segredos que agora temos o privilégio de conferir e resgatar.

O tanque original foi guardado, como todos os outros componentes "vítimas" do regime, que permitiriam remontar o GTE e, até mesmo, obter a placa preta.


Mas refazer uma "fera", invicta nas pistas, sem dúvida é a melhor opção, pois a história é inalienável !
     
      

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Escola de Campeões

 
Kart no Old Races

Todos os apaixonados por automobilismo já ouviram falar - e concordam plenamente - sobre a influência do Kart no curriculum dos grande campeões.


Inclusive o inesquecível Senna creditava aos ariscos bólidos e seu quase sobrenatural domínio nas corridas sob chuva. Após rodar em uma encharcada competição, logo no início de sua incrível história, Ayrton passou a treinar intensamente, toda vez que São Paulo "ganhava" chuvas torrenciais. O resultado todos conhecem!

Aqui na Bahia não foi diferente!

Élcio Paiva em Água de Meninos
Acervo de Maurício Castro Lima

Já tinha ouvido do próprio lendário Lulu Geladeira, no imperdível documentário sobre esse grande piloto, das pioneiras corridas de Kart do Abaeté.


Agora Maurício Castro Lima - em seu novo Blog Old Races - nos presenteia com muito mais detalhes e curiosidades sobre essa fantástica era, que - certamente - contribuiu para as históricas corridas da Avenida Centenário.

Confiram aqui esse grande documento!
 
 


terça-feira, 13 de agosto de 2013

General Lee no Brasil

 
General Lee em Curitiba

O famoso General rebelde, rompendo fronteiras e fazendo barulho, "invade" o Sul ... do Brasil!

Foto de Douglas Sonders NY

Um dos mais famosos carros das telas, o fantástico Dodge Charger 1969 de Dukes of Hazzard (Os Gatões no Brasil), resolve dar um "pulinho" no Autódromo Internacional de Curitiba no próximo fim de semana.


Calma, o pulinho é apenas força de expressão, e não há o perigo de destruir um dos poucos Generais sobreviventes, de um total de 309 comprados para a série televisiva. 


Infelizmente a imensa maioria - estima-se 290 - terminou como sucatas retorcidas, após cada belíssimo / devastador salto.



A preciosa dica sobre a adorável "invasão confederada" veio de nosso grande amigo João Carvalho, do Veteran Bahia, que pretende conferir um dos maiores Encontros de Hot Rods do país, o Curitiba Motor Show, que acontece dias 17 e 18 de agosto, no Autódromo da cidade.


Uma das raríssimas versões originais, que agora reside no Paraguai, já confirmou presença no Mega Evento, e deve ter uma recepção de verdadeira celebridade. Vale lembrar que, ao fim da série, ainda havia dezenove Generais no "estoque" da Warner, dos quais dois foram guardados e dezessete vendidos. Viraram relíquias que podem valer - hoje - cerca de dois milhões de dólares (conforme último leilão identificado). Há também muitas réplicas.


Imperdível!

Para mais informações, confiram a página da organização.
   
    

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Auto e Antigomobilismo na Rede

 
Old Races

Nosso grande amigo - e valioso colaborador - Maurício Castro Lima estréia um empolgante espaço na web, dedicado totalmente ao Auto e Antigomobilismo.


Dono de uma memória prodigiosa, um acervo documental riquíssimo e "toneladas" de fotografias inéditas, Maurício apresenta outra característica especial e rara: é testemunha ocular - e ativa - das épocas de ouro do Automobilismo baiano.


Além de arquiteto, motociclista e apaixonado pelos esportes a motor, ele é ex-piloto de circuitos e rallyes, tendo dividido curvas com ninguém menos que Lulu Geladeira e outros pilotos baianos, nas históricas corridas da Avenida Centenário e outros polos.

É esse curriculum que credencia, para alegria dos Antigomobilistas, o seu novo projeto: 



O novíssimo blog, apesar de recente, já tem um grande número de postagens, todas cativantes e esclarecedoras, confiram!

Para comemorar esse grande passo para a preservação da história automotiva, aproveito para linkar a reportagem (1ª parte) sobre um mito, o Elva GT, criação do ex-kartista Élcio Paiva. 

Já tinha ouvido falar muito dessa "lenda", mas, só agora tive a oportunidade de conhecer detalhes e conferir o visual da fera. Confiram também:


Old Races - 15 de julho de 2013

Parabéns Maurício, por compartilhar todo esse acervo e conhecimento!

O Antigomobilismo precisa dessa e de outras iniciativas.
       


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

21 Anos do CFB

 
Sábado tem ...


Os fuscas - e derivados - serão homenageados no Encontro de sábado (03 de agosto), em alusão ao aniversário do CFB - Clube do Fusca da Bahia.


Para os que ainda não sabem, todo primeiro sábado do mês tem um grande Encontro de Veículos Antigos no Parque da Cidade, organizado pelo Veteran Car Club da Bahia e apoiado pelos principais Clubes de Antigomobilismo da cidade e região.


O COB - Clube do Opala da Bahia também já confirmou presença.


A cada mês um segmento é escolhido para justa homenagem, complementada por todas as outras belíssimas máquinas e identidades.


Um programa imperdível para toda a família!