sexta-feira, 19 de abril de 2013

1949 x 2014 - Imperdível !

65 anos

O Programa Bahia Motor desse sábado - 20 de abril de 2013 - é imperdível !

Sempre apoiando o antigomobilismo local, traça um incrível "comparativo" entre os dois extremos da rica história da VW no Brasil. 


Nada menos do que o Fusca mais antigo do Brasil - 1949 - "versus" o novíssimo Beetle 2014 que marca os 60 anos da Volkswagen em nosso país.

O incrível 49, fabricado no mês de janeiro - motivo do título de mais antigo - faz parte da coleção de VWs de Jorge Cirne, que conta também com um fusca de cada década, hots, Kombis, vários KGs, Zé do Caixão (o quatro portas da VW) e até mesmo uma Brasília com apenas 6.000 Kms rodados.

Ele já foi tema de uma coluna no Portal Maxicar, juntamente com outro famoso pioneiro de Salvador: o Panhard da família Lanat, o carro mais antigo do Brasil.

Os mais atentos devem ter percebido a diferença entre os 60 anos de operação da VW no país e a idade do Fusca - 65 anos. É que esse raríssimo modelo foi fabricado na Alemanha, e chegou no Brasil de forma ainda desconhecida. Provavelmente foi importado como usado antes de 1975, quando isso ainda era possível.

Não percam esse maravilhoso "embate"!





quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os garimpos não acabaram

O Sonho de todo Antigomobilista

Todo mundo que curte veículos antigos conhece alguma história incrível de garimpagens inesperadas, achados heróicos, "jóias" guardadas anos a fio esperando serem descobertas e resgatadas. 

Com o avanço do antigomobilismo e dos meios de interação social, esses episódios tornaram-se cada vez mais raros, como se as "jazidas" estivessem esgotadas.

Para os descrentes e novatos, uma boa notícia: 
Ainda há "minas" na Bahia!

Uma pedra preciosa - rara e diferenciada - foi localizada nos "subterrâneos" de tradicional bairro de Salvador! Para "piorar", detentora de uma sigla de respeito: SS


É um Opala SS, 1977, que espera há dez anos pelo devido resgate e lapidação, que finalmente devolverá sua beleza e brilho original.


Na minha opinião, o cupê dessa fase é o mais bonito de todos, mesmo reconhecendo que Opala é fantástico com qualquer modelo e ano. O fato de ser SS - versão top com pretensão esportiva - torna esse achado ainda mais especial.


Como mencionado em postagem anterior, o significado do SS é diverso e polêmico. 

A GM no Brasil tentou impor o termo "Super-Star", investindo pesado em publicidade, totalmente sem sucesso. O conceito internacional é "Separated Seats" - bancos separados - que reflete a essência da esportividade. Mas o senso comum brasileiro adotou o significado "Super Sport", também o mais aceito nos Estados Unidos.


Essas características já seriam suficientes para justificar um "mergulho na jazida", porém, esse exemplar reserva mais algumas agradáveis surpresas.


A maior delas é no painel absolutamente original, mais precisamente no hodômetro: apenas 34.000 km rodados. O volante com a icônica sigla e os instrumentos centrais enfeitam ainda mais o cenário.


O ar condicionado original, rádio de fábrica, carpete também íntegro - devidamente coberto por aquelas antigas capas plásticas - e outros detalhes enriquecem o conjunto.


A forração, também original, comprova o pouquíssimo uso do belo exemplar. Claro que o manual ultra conservado e o fato de ser "único dono" autenticam todas as informações. 



O interessante é que, em um único dia, recebi a pista dessa jóia de três amigos diferentes! 

"Provocado", já fiz uma proposta, porém, caso não se confirme, aguardo solicitação de possíveis interessados - via cseixas.atl@hotmail.com - para repassar o "mapa do tesouro".

O importante é que essa jóia volte a rodar, com todo o seu potencial. De preferência permanecendo em nosso Estado.


Tá certo que não é uma pedra de 6 quilates, porém, os 4 quilates também emocionam. Lembrando que é um fortíssimo candidato a placa preta, precisando apenas corrigir pequenos pontos de ferrugem, um trato na pintura - as faixas estão íntegras - e cromados, além de conseguir as jantes originais. As de titânio são de época, porém, as do SS4 são muito mais bonitas. E, caso não esteja enganado, a troca de rodas atrapalha a solicitação das placas especiais para veículos de coleção.


Alguns devem estar perguntando: como vocês sabem o tempo de hibernação?

Simples, o último passeio do "Super Sport" foi exatamente há dez anos, em um casamento!


Essa postagem é dedicada ao inesquecível tio Benício, irmão de Zeuxinho, que adorava os Opalas SS!
Teve vários.






quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fuscão 1972 (02) - O Motor

Tranquilidade "on-line" !

Após mais de 18 meses de hibernação, a recuperação do motor Fuscão 1500 foi assumida por um dos maiores nomes do segmento "refrigerado a ar": Odi, atual presidente do Clube do Fusca da Bahia.   


Além da reconhecida competência, vale lembrar que a sua vasta experiência foi forjada nas pistas de corrida, seja na arrancada ou no barródromo, enquanto unia os talentos de piloto e preparador.


Só esse curriculum já seria suficiente para devolver a tranquilidade a qualquer antigomobilista cuidadoso, porém, Odi resolveu inovar também na logística do processo.

Ciente de que o devido acompanhamento é uma forma de amenizar o stress da situação, ele produziu um intenso cadastro fotográfico de todas  as etapas da intervenção.

O que era para ser "apenas um bálsamo" acabou virando uma verdadeira aula de mecânica! Confiram uma ínfima parcela do acervo.

Desmontagem






Limpeza, análise e trato



Retífica e correção de problemas


Montagem



Acabamento




Cada e-mail com fotos era complementado com detalhado relato de impressões e diagnósticos, além do resumo das intervenções sugeridas. Parecia que eu estava na oficina todo o tempo, acompanhando cada passo.


Ao final da incrível sequência fotográfica, duas certezas: o motor ficaria ainda melhor do que antes e o Fuscão logo estará de volta às ruas de Salvador.


Aguardem!