quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CBX 750F Black (01) - O Mito

  
Black is Back !

Pode uma moto "de série" virar raridade logo no lançamento ?


Para entender melhor essa história, uma breve contextualização: em meados dos anos 80, ou seja, cerca de 10 anos após a proibição da importação de veículos, os brasileiros tinham as CB 400/450 como raras opções em motos de maior porte, sendo que a grande maioria dos aficcionados tinham de se contentar com as 125cc.

As belíssimas e poderosas motos importadas antes de 1975 ainda custavam muito caro e, em grande parte, já apresentavam sinais da idade e intensidade no uso.

A Honda do Brasil resolveu analisar a aceitação de um possível grande lançamento e partiu para uma interessante pesquisa de campo: importou 700* motos diretamente do Japão e disponibilizou para venda em 1986.

O modelo escolhido foi, em função do carisma e prestígio das antigas 750Four, a renovada e apaixonante  CBX 750F que fora apresentada no Salão da França em 1984. Com três opções de cores no exterior - prata, vermelha e preta - todas as motos "brasileiras" vieram com acabamento Black, que acabou virando apelido oficial.

Tentem imaginar a repercussão gerada por um modelo top  aportando depois de dez anos de "secura" e defasagem tecnológica !

Revista 4Rodas

Aposto que a imaginação de vocês ficou aquém da realidade! O ágio cobrado pelos poucos exemplares disponíveis chegou a 400%, transformando a Black - segundo a imprensa internacional - na "750 mais cara do mundo!"


É fácil explicar esse fenômeno: demanda reprimida - 10 anos sem opções,  modelo surpreendente e baíxíssima oferta - aproximadamente dois exemplares para cada concessionária Honda do país. Vale ressaltar que muitas lojas guardaram um exemplar para o próprio acervo e disponibilizou para venda apenas o outro.

Para quem reparou o asterisco na quantidade (parágrafo acima), há menções sobre a importação de 800 exemplares, sendo os 100 excedentes usados em estratégias de marketing / merchadising, incluindo consignação / doação a celebridades e formadores de opinião.


Com o sucesso e repercussão da "pesquisa de mercado", a Honda animou-se a lançar um modelo nacional já no ano seguinte, com os índices de nacionalização progressivos. É exatamente nesse ponto que reside o status de raridade, mencionado na primeira frase: para "baratear" o modelo, muitas das inovações tecnológicas foram sacrificadas, incluindo o pneu dianteiro de 16 polegadas - trocado por um de 18, o sistema anti-mergulho da suspensão dianteira, grafismo, descargas 4x2 em cromo preto e, lamentável², as belíssimas rodas Comstar.

Enfim, sem querer desvalorizar as belas "sete galo" - 7+50 (galo no jogo do bicho) - nacionais, esse modelo foi único e inesquecível, uma raridade praticamente inalcançável que conquistou o sonho de milhares de brasileiros. O meu inclusive!

Lembrando que, há 26 anos, foram apenas 700 - ou 800 - exemplares. Entenderam porque a raridade é de berço?

Quantas ainda existem ? Em que condições ? E na Bahia ? Difícil responder, principalmente se considerarmos que o modelo foi muito utilizado em "corridas informais"!!!

Em Salvador conheço duas, em excelente estado, incluindo os escapamentos originais!

Uma delas está saindo da hibernação - mais de um ano parada - e marcará presença no 5º Encontro Anual de Veículos Antigos, na Praça do Campo Grande.

Black is Back !


Esse exemplar tem uma história interessante!

Guardada pela Boaterra e resgatada com baixíssima km por um pai idealista, seria o presente de 18 anos para um sortudo bebê. Convencido pela cuidadosa matriarca, acabou desistindo do projeto e disponibilizando para um antigo fã do modelo - do Veteran Bahia - que finalmente conseguiu realizar o sonho da juventude.

Hoje o exemplar tem apenas 35.000km e roda poucas vezes por ano, principalmente por seu valor histórico. Em 2012 nem isso, em função de uma proibição de ordem médica.

Painel completo e ainda moderno, apesar dos 26 anos.

A participação no Encontro Anual  deve-se ao apoio de nosso amigo - e sócio do Veteran - Ícaro Brito, que dedicou vários dias para despertar a bela adormecida. Como o piloto titular ainda está com restrições médicas a grandes acelerações, vibrações e pequenos impactos, caberá a Ícaro o prazer de conduzir o mito até o Campo Grande.


Imaginem o trabalho que deu combater os males da imobilidade e efeitos da nossa "bela" gasolina.

Parabéns Ícaro!

Mas o resultado valeu a pena e a Black já está de volta.



Praça do Campo Grande, dias 01 e 02 de dezembro.

Até lá!
  
    

domingo, 25 de novembro de 2012

Campo Grande 2012

  
A Festa Anual do Antigomobilismo

Até a estátua do Caboclo, símbolo maior da Praça do Campo Grande, parece já estar trabalhando para a grande festa do Antigomobilismo baiano!


A 5ª edição do Encontro Anual de Veículos Antigos acontece no próximo fim de semana - 01 e 02 de dezembro - e promete superar as anteriores. A montagem acontece já na sexta-feira, dia 30 de novembro.


Organizado pelo Veteran Car Club da Bahia, e contando com muitos ilustres convidados, o Encontrão festeja um ano muito positivo para o Antigomobilismo, com indiscutíveis avanços e novidades.


As inscrições poderão ser efetivadas pelo site do Veteran - www.veteranbahia.com.br - e a visitação é gratuita. Um excelente programa para toda a família.


Vele lembrar que o evento faz parte do Calendário oficial de Salvador e coincide com a inauguração da ilaminação especial de Natal.


O cenário que acolheu o carro mais antigo do país em 2008 - o Panhard da família Lanat - agora vai testemunhar mais uma fantástica concentração de ícones da história do país, entre automóveis, motos e bicicletas.

Imperdível !
   
   



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A "Usina" no Bonfim (01) - A Montagem

   
O Coração da Fera!

Foi uma semana repleta de excelentes notícias sobre o Antigomobilismo Esportivo - duas ainda inéditas (breve) - e não poderia terminar sem uma "aceleração" extra!

E haja coração!


Uma visita a Toninho do Bonfim me rendeu uma forte emoção, misturada com respeitosa reverência, ao reencontrar a mecânica que fez história nos Kms de Arranque dos anos 1970 e 1980.

O local não poderia ser mais emblemático: o mesmo galpão que servia de "toca" para o lendário Puma 07  - de Campêlo - nos tempos áureos das vitoriosas arrancadas.


Para quem acompanha o processo de resgate do "mitológico felino", que hibernou por quase 30 anos em outro galpão perto do Aeroporto, sabe que Campêlo guardou o motor - devidamente desmontado e cuidadosamente embalado - em seu próprio guarda-roupas, até o dia em que foi convencido a compartilhar essa empolgante história.

A tarefa de remontar o invicto motor coube, lógico, ao famoso preparador e afinador, que parece ter gasolina de aviação - a mesma usada pelo Puma - correndo nas veias.


Já em fase final da montagem, Toninho depende de poucos detalhes para "virar a chave" e liberar a cavalaria, devidamente sonorizada pelos escapamentos feitos sob medida.

Acreditem: o "urro" da fera, que presenciei nas provas do Pitubão e Stella Maris, é ímpar !


Enquanto isso, o próprio Campêlo cuida da montagem do câmbio especial, que completa o vitorioso conjunto. A relação das engrenagens é um dos muitos segredinhos da afinação.

Claro que, com a merecida aposentadoria e o futuro focado apenas em exposições, qualquer caixa de marcha serviria, porém, acreditamos que o resgate tem que ser absolutamente original.

Só assim o Projeto conseguirá honrar o legado desse trio, que tanto contribuiu para a história do automobilismo em nosso Estado!


Que venha o Tubarão !
   
    

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vem aí ...

  
Encontro Anual de Veículos Antigos
Veteran e Convidados

A praça do Campo Grande, mais uma vez, será palco do maior e mais esperado Encontro do ano!


O Veteran Car Club - Bahia, organizador do evento, já fez o pré-lançamento e, brevemente, captará as inscrições através do próprio site www.veteranbahia.com.br .


Com montagem prevista para 30 de novembro (sexta) e visitação nos dias 01 e 02 de dezembro, a 5ª edição do Evento promete repetir - e superar - o incrível sucesso dos anos anteriores.

Uma oportunidade maravilhosa para conferir mais de 100 preciosidades - entre carros, motos, bicicletas, etc - que enaltecem a força do antigomobilismo baiano.
O Encontro Anual também concentra várias estreias e novidades, e esse ano não poderia ser diferente: vamos poder conhecer de perto a recriação do famoso Puma 70 da equipe AF, que fez história nas inesquecíveis corridas da Avenida Centenário.

O autor do projeto, nosso grande amigo Che, promoverá também uma justa homenagem ao lendário piloto Lulu Geladeira, preparador e "domador" do arisco felino.

Coloquem na agenda, preparem os antigos, convidem os amigos e familiares, afinal, esse programa promete!

Aguardem mais novidades!







sábado, 10 de novembro de 2012

Chega de Mistério!

  
Levantem as cortinas!

Um ícone das heróicas competições da Bahia e região Nordeste, vendido para São Paulo após a proibição das corridas de rua em Salvador (1972), recebe justíssima homenagem de um baiano apaixonado por automobilismo.

Esboço do projeto

Trata-se do lendário Puma 70 - ano e identificação em algumas corridas - da Scuderia AF, que fez história naqueles saudosos dias, sob o comando de outro mitológico personagem: o inesquecível Lulu Geladeira!

Lulu em Fortaleza - foto sem a tarja

Invencíveis nas pistas, a "dupla" foi vítima da inacreditável decisão política contra as competições em nosso Estado, que dizimou equipes, profissionais, pilotos e patrocinadores, situação absurda que nos acompanha até hoje.


Lulu é um arquivo vivo dessa época de ouro do automobilismo local, mas, o vitorioso Puma tem destino ignorado, após a inevitável venda para um dos polos atuantes no segmento.

É exatamente nesse ponto que começa o resgate dessa inalienável história, sob a batuta de um piloto e colecionador baiano, que encantou-se pelo "felino e domador" com apenas cinco anos de idade, ao assistir as últimas corridas da Avenida Centenário nos ombros do pai!


Nosso grande amigo Che, ex-piloto de arrancada, figura conhecida e estimada no cenário do antigomobilismo baiano, que circula com intimidade em todos os Clubes de Salvador e região.

Projeto concebido desde 2003, quando Che - ciente da impossibilidade de localizar o original - adquiriu um raro e abandonado Puma 1972, para servir de base na recriação do mito.

Vale ressaltar que Che já possuia um tubarão original 1970, mas, por estar muito bem conservado, seria lamentável fazer as muitas adaptações necessárias. Como 1972 é o último ano de fabricação com o chassi encurtado do Karmann Ghia, sendo o modelo mais largo e mais curto dos Pumas, bastaria algumas adequações na fibra para chegar a uma réplica perfeita. 


Guardado no seu galpão - cujo nome é outra homenagem (aguardem futura postagem) - o Puma esperou um favorável alinhamento de fatores para, finalmente, o projeto sair do papel.

Bandeira Verde: o momento chegou!

Trabalhando em intenso ritmo, assessorado por excelentes profissionais e colaboradores, Che corre contra o tempo para conseguir apresentar a recriação durante o Encontro Anual de Veículos Antigos - Veteran e Convidados, que começa dia 30 de novembro no Campo Grande.

Missão difícil, mas não impossível, visto tratar-se de um felino acostumado a "devorar os segundos" nos heróicos treinos classificatórios da Av. Centenário!

Ele conta também com várias consultorias - duas de muito peso - que auxiliam na pesquisa e esclarecimento de cada detalhe do bólido original, sendo uma delas o grande homenageado pelo projeto: ninguém menos do que o próprio Lulu Geladeira!

Lulu também será homenageado no Encontro Anual

Como mencionei na outra postagem, essa idéia surgiu simultaneamente para três pessoas - que eu tenha conhecimento - e todas tinham pedido sigilo até o momento da possível prática. O segundo personagem dessa curiosa coincidência acabou abraçando o projeto de Che, atuando como o outro consultor de peso: o ex-piloto e historiador Maurício Castro Lima.


Personagem, pesquisador e guardião da história do automobilismo baiano, Maurício é também um dos grande colaboradores do blog, ao compartilhar seu imenso acervo e conhecimento em postagens memoráveis.

Aliás, alguns devem ter notado uma variação na numeração dos Pumas nas fotos acima. A próxima postagem, crédito de Maurício, vem esclarecer essa questão.

Que venha a bandeira quadriculada!

Até a linha de chegada - "boné para o alto" do Antigomobilismo Esportivo na Bahia - Che nos brindará com um passo a passo do processo de recriação, cuja série será iniciada em breve.

Parabéns a todos os envolvidos no projeto, afinal, são iniciativas como essas que evitam o esquecimento de importantes passagens da nossa história!


Pé na tábua!
  
 


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mais festa no Antigomobilismo Esportivo da Bahia

  
FANTÁSTICO

Correndo o risco de parecer repetitivo, é impressionante - e notável - o crescimento do Antigomobilismo aqui no nosso Estado!

E, para o delírio dos também apaixonados por automobilismo, acaba de ser confirmada mais uma maravilhosa ação em prol do Antigomobilismo Esportivo: ...

... a recriação de uma lenda das pistas!


Um sonho antigo - acalentado desde 2003, fundamentado em incansável garimpagem de insumos e muita pesquisa, finalmente abandona o papel e a imaginação!

Curiosos?

O processo já está em curso e, muito breve, poderemos divulgar o "milagre e o Santo".

Além da extrema expectativa, foi interessantíssimo observar que esse sonho se apresentou a três pessoas diferentes - que eu tenha conhecimento - e todas me pediram sigilo até o momento da ação.

Esse momento chegou para uma delas, sendo que o segundo personagem está compartilhando valiosas informações, afinal, esse inestimável capítulo do automobilismo local precisa ser resgatado.

Por falar em assessoria de peso, outro personagem mitológico foi convidado a dar sua contribuição, para que a recriação ficasse a mais fiel possível.

Repito: FANTÁSTICO!

Aguardem !

PS: Para os ansiosos de plantão, um aviso: não estamos nos referindo ao projeto Tubarão de Campêlo, ao Opala da Stock Car, nem ao Fusca de Maurício Castro Lima, que também estão em desenvolvimento.

É um enorme prazer observar como esse segmento - Antigomobilismo Esportivo - está evoluindo, apesar das dificuldades e atrasos com a mão de obra!

Torço para que as iniciativas continuem aparecendo e, breve, tenhamos vários exemplares de feras das pistas, em merecido reconhecimento e gloriosa aposentadoria, a exemplo dos outros polos do País.

      

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Encontrão em Amargosa

     
Amarantigos

Nome criativo e bastante sugestivo, que representa muito bem o atual status do Antigomobilismo na Bahia: crescente e com eventos que surgem - felizmente - a todo momento.

O amor pelos antigos "está no ar"!


No próximo fim de semana - dias 10 e 11 de novembro - acontece o Encontrão de Amargosa, sede do mais novo - e muito bem organizado - Clube de Antigos da Bahia.


O convite partiu de nossos amigos Ezequiel Brasil e Gustavo Bamor Santana.

O evento contará com a participação de veículos não só da cidade de Amargosa, mas também de toda a região e vale do Jequiriça, (Santo Antônio de Jesus, Mutuipe, Milagres, Ubaira, Jequiriça, Lage, etc) - release da organização

Além disso, já registramos confirmações do Veteran Bahia (incluindo a Regional do Recôncavo - Santo Antônio de Jesus já organizou duas caravanas), do Clube do Fusca da Bahia e do Clube do Opala da Bahia, todos unidos no apoio a mais essa belíssima iniciativa. 

Mais informações:
(75) 8801-4366 email: ezebras@hotmail.com

(75) 8852-7669 email: gustavo-bamor@hotmail.com

Parabéns à turma de Amargosa.
  
Esse último bimestre promete!