quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Puma VW Espartano (02) - O Retorno

      
Uma Imagem Rara

Prosseguindo a série sobre a lendária equipe AF, que brilhou na Bahia - e outros Estados - na transição dos anos 60/70, destaque para o Puma Espartano "verdadeiro"!

Para comemorar essa "retorno" no tempo - patrocinado pelo inestimável apoio do piloto Maurício Castro Lima - e saciar a curiosidade de muitos, uma rara foto colorida desse ícone do automobilismo.


Segundo fruto da vitoriosa parceria da Escuderia com a fábrica Puma, o modelo 1969 foi entregue a tempo dos 500 Km de Salvador e apresentava grandes inovações: era um Espartano "verdadeiro" com a fibra mais fina e aparentemente o único Puma/Porsche - motor e caixa 1.600 - que saiu da fábrica.
      
Tinha as mesmas características do modelo 1968 - concebido totalmente para competições - e mais o acrílico com vigias de correr em substituição aos vidros secundários e caixas das rodas recortadas para comportar os largos pneus, além do menor peso da carroceria. Herdou - no primeiro momento - o número 17, enquanto o 1968 passou a portar o 71 e o fusca o 717.


Leve e com a mecânica apimentada, o "foguete" estreou na prova de longa duração - pilotado pelo mitológico Lulu Geladeira e André Burity - com a configuração de fábrica.

Em 1970 - já com mecânica VW 1.900 e componentes Porsche - assumiu o número 71 e apresentou um visual muito mais agressivo. Incorporou entradas de ar sobre o teto e radiador de óleo no capô, além de rodas de liga leve com duas polegadas extras.

Observem o modelo 1978 no segundo plano, já com as entradas de ar tipo periscópio.

Uma curiosidade

Na temporada de estréia (1969), quando ainda portava o 17, o Espartano Puma/Porsche foi surpreendido no Ceará por um outro concorrente com o mesmo número. Assumiu o número 1 após um apagamento emergencial do sete, conforme registrado abaixo.


Portar o número 1 não deixou de ser um "justiça poética", visto as incontáveis vitórias conquistadas por esse belo exemplar.

Infelizmente não há registro sobre o destino do felino após a "Idade das Trevas" do automobilismo baiano, com a proibição das corridas na Avenida Centenário.

Dedico esse retorno aos amigos James, Fábio, Maurício, Che e Vinícius.

Informações e acervo de imagens: Maurício Castro Lima

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Feliz Natal

      
De Bolhas de Sabão a Enfeites de Natal

2011 foi um ano especialmente difícil para o auto e para o antigomobilismo.

Na esperança renovada pelo nascimento do Deus menino, desejamos um Feliz Natal para todos os amigos e fãs dos segmentos, e um novo ano maravilhoso.


Para consolidar esses votos, selecionamos uma bela imagem captada por Sérgio Figueiredo durante o Encontro Anual de Veículos Antigos no Campo Grande, organizado pelo Veteran Bahia.

Torço para que o caráter efêmero das bolhas de sabão - soltas pela espontaneidade de uma criança visitante - possa virar a magia e beleza dos enfeites natalinos, aproveitando o inspirador cenário.

Inspiração - sopro dos espíritos - refletindo os exemplos dados pelos que se foram!
      
  
   
   

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A volta do DeLorean (02) - A Propaganda



É sobre o tempo!

Com total apoio de Spielberg e produção executiva de Zemeckis, a propaganda dos Nikes MAG - que iriam a leilão no e-Bay em prol da Fundação Michael J. Fox para pesquisa do mal de Parkinson - marcou o retorno do inesquecível DeLoream às telas.

Sempre acompanhado pelo genial Doc Brown - que parece ter congelado o ator Christopher Lloyd no tempo - o bólido inoxidável acelerou o leilão que acabou atingindo um expressivo valor.

Claro que os computadores da loja só poderiam ser da Apple!
     
    

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A volta do DeLorean (01)

    
O "Futuro" está de volta !

O inesquecível DeLoream, "obra" do genial Doc Emmett Brown - trilogia De Volta para o Futuro (1985) - realmente reapareceu, com direito até à trilha de chamas.


Não, não estou me referindo ao relançamento do "ator de inox" pela DMC do Texas, empresa americana que comprou os direitos de fabricação da família do falecido John DeLoream (2002).


Muito menos da miniatura HotWheels que localizei nas Lojas Americanas, semana passada.


Trata-se do verdadeiro "viajante do tempo", devidamente pilotado pelo impagável cientista, que volta mais uma vez em auxílio ao amigo Marty McFly.


É que todo a equipe desse clássico dos anos 80-90 - atores, diretores, produtores e até patrocinadores - se uniu para ajudar a Fundação de Michael J. Fox, o Marty McFly, na pesquisa sobre o mal de Parkinson.

A Nike lançou uma edição limitada - 1500 exemplares - do tênis MAG que o personagem experimenta durante sua visita a 2015, no segundo episódio da trilogia.


Os tênis, que acendem como o "original" (mas "ainda" não apresentam o cadarço automático), foram a leilão no e-bay. Toda a renda, multiplicada por dois por outros apoiadores, foi para a Fundação que busca avanços no combate à triste doença, que inclusive acomete o carismático ator.

O "Mr. Fusion" desse belo projeto é a propaganda produzida pelo restante da equipe do filme - incluindo Zemeckis e Spielberg - que traz mais uma vez o belo DeLoream ao estrelato ... e às telas!


A peça apresenta uma loja Nike naquele shopping do primeiro filme - o estacionamento onde Doc é quase morto - que vende o futurista modelo MAG. O ápice é a tempestuosa chegada do brilhante cientista - mais uma exímia interpretação de Christopher Lloyd, que parece ter parado no tempo (está igualzinho) - e a clássica manobra do DeLoream na volta para o futuro.

O leilão durou apenas uma semana e arrecadou quase 06 milhões de dólares, quantia que garante quase 12 milhões para a pesquisa.


Genial a essência do projeto, mas, ver novamente o DMC acelerar até 140 e sumir num rastro de fogo foi um bônus especial para os apreciadores dos filmes e belos - além de eternos - carros.
    
  
   








quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Cadillac mais Poderoso do Mundo

  
O Caddy One

Ulisses Britto é, além de Mestre dos Hots, um exímio surfista da Web. Tem uma facilidade ímpar de localizar, e compartilhar, excelentes artigos e materiais sobre antigomobilismo e similares. Replico a sua mais recente prospecção, um Cadillac poderoso e único - até no nome!

O "Obamobile"
Cadillac de Obama: 20 coisas que você (provavelmente) não sabia!
   


1 - A força vem de um motor diesel de 6,5 litros que é equipado com um supercharger para ajudar a puxar a "besta". No entanto, apesar desta usina gigantesca, a velocidade máxima é de apenas 97 km/h, que leva cerca de 15 segundos para ser alcançada.

2 - É baseado em um chassi de caminhão GM e pesa 6,350 kg. Para colocar isso em contexto, o Rolls-Royce Phantom pesa "insignificantes" 2.550Kg.
    
3 - O maior peso vem da proteção Armour (blindagem). A estrutura é feita de aço, alumínio, titânio e cerâmica.


4 - O vidro é de cinco centímetros de espessura e abre apenas o dianteiro esquerdo, para permitir que o motorista fale com o serviço secreto,que corre ao lado. Também é hermeticamente fechada para protegê-lo de ataque químico.

5 - Caso o pior aconteça, "The Beast" tem seu próprio suprimento de oxigênio

6 - A blindagem de nível militar significa que as portas são de oito polegadas de espessura e pesam tanto quanto a de um Boeing 747.

 
7 - As portas são tão espessa que Obama não pode ouvir qualquer ruído fora, porisso são instalados alto-falantes para reproduzir o som ambiente da multidão.


8 - A parte inferior é reforçada com um tapete de Kevlar para proteger Caddy One dos ataques a bomba.

9 - O tanque de combustível é à prova de vazamento e preenchido com espuma especial que impede a explosão, mesmo em uma batida direta.

10 - Existem dois furos no pára-choque dianteiro, que podem emitir gás lacrimogêneo e bombas de fumaça.


11 - Existe também um sistema de vídeo infravermelho para o motorista a conduzir através da fumaça e câmeras de visão noturna para a condução sem luz.

12 - Um Cadillac normalmente leva duas bandeiras, a bandeira americana e a presidencial, que são iluminadas à noite com LEDs. Quando Obama está em uma visita de Estado, a  presidencial é substituída pela bandeira do país que está visitando.


13 - "The Beast" tem um sistema de combate a incêndio localizado no porta-mala.

    
14 - Também no porta-malas há um banco de sangue do presidente. Quando ele sai, sempra há uma ambulância logo atrás.

15 - Obama recebe uma limusine presidencial a cada quatro anos e as antigas são transmitidas para vice-presidentes e chefes de estado visitantes.

16 - O “Obamobile” pode acomodar sete pessoas, sendo dois assentos na frente, três no meio (virados para trás) e dois na parte traseira - um para o presidente e outra para um convidado.

17 - No interior, muito conforto, incluindo disc player CD. Possui sofisticado sistema de comunicação eletrónica, com telefones diretos para a Casa Branca e Intranet

18 - O sistemas de defesa inclui uma espingarda, guardada em compartimento ao lado do motorista.

 
19 - Os pneus são reforçados com Kevlar e podem rodar mesmo furados. Se os pneus acabarem, as jantes de aço foram projetadas para que o carro continue andando, mesmo em alta velocidade.

20 - Ao contrário dos ex-carros presidenciais, esse Cadillac não apresenta um nome específico para o modelo.

Como já devem ter percebido em alguns tópicos, o Cadillac também conduz outro apelido: The Beast - A Besta, ou A Fera se preferirem.