segunda-feira, 4 de julho de 2011

F-75 ou Rural ?

   
Curiosidade via Santo Antônio de Jesus/Ba

Um exótico modelo em exposição no V Encontro de Veículos Antigos do Recôncavo gerou muita curiosidade e polêmica!


Trata-se do utilitário da Willys, versão cabine dupla, apresentado na exposição como carroceria original.

Alguns amigos do Sul pediram mais fotos e detalhes, outros acusaram meu erro de identificação - na postagem sobre os carros do Encontro mencionei F-75 cabine dupla - e muitos apontaram a curiosa excentricidade do belo exemplar.


Realmente fiz uma pesquisa e percebi minha falha, ao descobrir a verdadeira F-75 cabine dupla, raridade com poucos exemplares fabricados (cerca de 500).


Trata-se de um modelo três portas, com a traseira da cabine acessada apenas por um dos lados.


Literalmente "comi mosca", pois o desenho característico da caçamba da F-75, mesmo reduzida, permanece inalterado. Engraçado constatar que as muitas fontes pesquisadas apontam o exemplar como "muito feio".


Observem que o modelo em exposição mantém a lateral característica da valente Rural. Errei por já ter ouvido falar da F-75 CD, mas nunca da Rural com essa versão.


A pergunta que não quer calar é:
existiu a Rural cabine dupla ou é uma adaptação de época?

Admito que não consegui informações a esse respeito, portanto, "peço ajuda aos Universitários"!

Aguardamos, ansiosos, informações e esclarecimentos.

Quem souber, por favor manifeste-se nos comentários!
    
     

17 comentários:

  1. Olá Carlos e demais companheiros.

    Este exemplar daqui de Santo Antonio de Jesus, foi comprada em Curitiba como se fosse original, porém eu já tinha feito várias pesquisas neste site http://ruralwillys.tripod.com/ que considero ser o melhor que já vi na internet sobre a turma da Willys e não acredito que tenha fabricado a Rural dupla e sim a F-75 dupla como você colocou a foto.

    Abraços.

    Renan.

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    1. eu tenho uma rural willis overlan do brasil ano 1963 tres portas igual a essa,que foi comprada zero km em santa cruz do sul,na agencia waldemar bublits,e se alguem gabinou,foi antes de emplacar,porque o sr vilani guedes correa comprou ela assim na agencia em 1963 e vendeu em 1967 com 27000km eu comprei em 1998 e tenho ela rodando com toda a mecanica de um troller.

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  2. Prezados Colegas,

    Até prova em contrário, digo isso pois ainda estamos investigando nos alfarrábios da Ford Motor Company e da Willys Overland do Brasil, não houve projeto nem fabricação original seriada dessas versões aqui mencionadas.

    Havia sim uma empresa especializada em denominada CARRAÇO que na época produzia carrocerias especiais para ambas a Rural e a F75, inclusive a tal F75 cabine dupla.

    Podemos ver isto documentado no site anexo que também traz inumeras e extremamente úteis informações sobre estes verdadeiros gigantes da nossa industria automobilistica.

    http://jeepguerreiro.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

    Esse exemplar flagrado em Sto Antonio pode bem ser um remanescente dos produzidos pela Carraço, mas careceria de confirmação.

    Como disse, ainda estamos investigando mais a fundo e, assim que tivermos mais informações, as dividiremos com o grupo.

    Um grande abraço a todos.

    Ricardo Muneratto - sócio 62

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  3. Grande Ricardo,

    Fantásticas as informações, valeu!

    O blog indicado também e excelente.

    Achei um pouco difícil diferenciar as cabines duplas da Willys e da Carraço.

    Se entendi direito, a Carraço é autora do projeto, pois fabricou antes do que a Willys. É isso mesmo?

    Vou encaminhar seu texto para o espaço de comentários, para que as pessoas fora do grupo possam ter acesso.

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

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  4. Só confirmando: as informações que temos indicam que somente a Carraço fabricou estas cabines especiais. A Willys não as introduziu em produção.

    Esse tipo de modificação por empresas "especializadas" foi e ainda é muito comum no mercado pois é muito dificil que as montadoras consigam manter em produção seriada cabines que atendam a todas as necessidades dos usuários.

    Veja no site da Tropical Cabines a quantidade e diversidade que eles produzem, seja para uso pessoal, familiar ou profissional, e até mesmo o "bestial" F-Maxx


    http://www.tropicalcabines.com.br/


    Valeu, Carlos.

    Abração

    Ricardo Muneratto - sócio 62

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  5. Grande Ricardo,

    Só para tirar uma dúvida.

    É que no blog sugerido, Paese menciona a fabricação via Willys: " partir de 1965 , até meados dos anos 70, a Willys Overland do Brasil iniciou a produção de carroçarias especiais, além daquelas fornecidas para o Exército Brasileiro, como as cabinas e carroçarias para as pick-up militar (F-85). Atendiam as mais variadas exigências de trabalho: Ambulância, Furgão, Transporte de Dementes, Transporte de valores, Carro Fúnebre, Cabina Dupla, Pick-up militar e lança-foguetes militar"

    E continua: "Antes da Willys, porém, a Indústria Carraço, que também fabricava capotas metálicas para o Jeep, produziu carroçarias cabina dupla e ambulância, com poucas diferenças em relação às Willys."

    Então a Willys ficou só no projeto?

    Desculpe a insistência, mas essas informações são empolgantes.

    Carlos Seixas

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  6. É exatamente essa parte que estamos buscando confirmar ou desmentir com a nossa turminha de dinossauros Ford-Willys.

    Haviam sim veículos especiais que foram produzidos unica e exclusivamente para as Forças Armadas, e eu vivi isso na década de '70 na já demolida Fábrica da Ford no Ipiranga.

    Porém não me recordo de ter visto Cabines Duplas, Ambulancias e etc como aparecem no blog.

    Porém, ainda resta a década de '60 quando estes modelos podem sim ter sido produzidos, mas em São Bernardo do Campo, como sugerem o link abaixo e o material anexo.

    Realmente os assuntos desta nossa tribo são empolgantes demais.

    Abração


    http://jeepguerreiro.blogspot.com/2010/02/f-85-camioneta-militar-jeep-willys.html


    Ricardo Muneratto - sócio 62

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    1. Ricardo,as cabinas dupla existem,eu tenho uma F75 1983,que pertenceu a frota da SUCAM,tem capacidade para 5 passageiros.
      Abraços.

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  7. Bom dia. Sou pesquisador da USP e estou procurando informações sobre a industria Carraço. Sei que por anuncios dos anos 1960 que ficava na Via Anchieta, Km 18, Estrada de Piraporinha em São Bernardo do Campo, e foi pionera nas cabines para jeeps e depois fabricou para EUA e Europa garagem- beliche para guardar dois carros, a partir de patente alemã. Peço que se houver informações sobre inicio e termino ou onde encontrar refrencias que por favor postem neste site.

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  8. velho esta f75 q esta na foto é uma rural cortada ,sei disso pq meu pai tem uma f75 original cabine dupla 67 ou como esta no documento cabine mista , ela se encontra em Itabuna BA

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  9. estou comprando uma f75 ,alguem pode me informar se realmente o motor e a disel?

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  10. Essa f75 vermelha foi adaptada a original existe mas o acabamento da porta e diferente.

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    1. Esta correta a porta. Tenho uma original com todo historico...

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  11. É possível postar Fotos aqui no Blog ? Pois tenho uma Pick UP Cabine Dupla 83

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    1. Caro Geraldo, envie as fotos para cseixas.atl@hotmail.com que terei prazer em postar. Grande abraço!

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  12. tenho uma 63 comprada zero na valdemar bublitz
    watz 55 999 78 21 19

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  13. Boa noite amigos !
    Tenho uma f75 cabine dupla arrematada de um leilão do estado do Piaui ela tem 2 portas seria uma cabine estendida tenho apenas a NF do leilão o teto e frisado dizem que as cabine dupla que não tem estes frisos não são originais outra coisa que tomei conhecimento e quero se possivel a veracidade deste fato que este carro foi um pedido do presidente militar diretamente a Ford a fabricação pra todas as secretaria da Fazenda principalmente as do nordeste Seia verdade?

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