sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carros de Cinema (06) - Pontiac Trans Am

   
O Pássaro de Fogo

Maior bilheteria de 1977 nos EUA, o filme Smokey and the Bandit tinha um time irretocável de atores, mas, um "carro contrabandista" roubou a cena e virou o principal, e inesquecível, astro!


Trata-se do belíssimo Pontiac Firebird Trans Am, legítimo representante da geração de muscle cars americanos.


O filme, chamado no Brasil de "Agarra-me se Puderes", trazia Burt Reynolds no papel de Bandit - um contrabandista semi-aposentado - e Sally Fields como uma noiva em fuga.


O "novo" casal apronta todas pelas belas estradas da Georgia, não por acaso, terra do General Lee e dos Dukes de Hazzard. O plano de Bandit era atrair a atenção dos patrulheiros rodoviários, enquanto um fantástico caminhão cheio de cerveja contrabandeada passava incólume.


As aspas no "novo" é por causa de uma curiosidade: os atores eram noivos na época. Sally Fields, conhecida por seu trabalho nas séries "A Noviça Voadora" e, mais recentemente, "Brothers & Sisters", também "assume" a direção do fantástico Trans Am, protagonizando um salto hilário no meio de um campo de baseball.

Mas os grandes saltos e derrapagens ficam por "conta" de Reynolds, incluindo a velha fórmula da ponte caída, que realçavam as belas e aerodinâmicas linhas do "bólido" preto e dourado.


Vale lembrar que Reynolds fez o papel de Chefe Hogg, no recente remake para o cinema de Dukes of Hazzard, eterno desafeto do General Lee.

Smokey and the Bandit é considerado precursor dos filmes do gênero, ou seja, o Pontiac é "padrinho" do famoso charger laranja e outras máquinas inesquecíveis que surgiram a reboque das milionárias bilheterias.


O lendário Pontiac exibe no capô um ícone do pássaro de fogo, em alusão ao nome completo - Firebird Trans Am - que por sua vez significa o óbvio: Trans América. Já pensaram atravessar o país acelerando esse musculoso V8?


Outra curiosidade: Pontiac era o nome de um famoso chefe indígena da região do Grande Lagos, que liderou a resistência à invasão do "homem civilizado"! Perdeu a luta, mas seu exemplo de coragem foi eternizado.
      
Realmente fantástico!

Aqui em Salvador tinha um desses, azul. Onde será que foi parar?

Se alguém souber o paradeiro ou qualquer outra informação, conte-nos via comentários!



Um comentário: