domingo, 1 de maio de 2011

Avenida Centenário - sentido horário

   
O Impagável Lulu Geladeira

Mestre da Barra, Rei da Centenário, Terror do Nordeste, Gigante da Cidade Baixa ... quantas expressões se aplicariam a Luis Pereira dos Santos, baiano, mais conhecido como Lulu Geladeira.


O apelido, meio alegórico, veio de seu envolvimento com refrigeração, profissão real no tempo em que corridas eram puro romantismo não remunerado.

Essa atividade o livrou de alguns apertos, principalmente no colégio que estudava, por ser responsável pela manutenção das cantinas e laboratórios. O que dizer então da refrigeração com gasolina, quando "apagava" a ignição do motor - com um botão na alavanca de câmbio -  nas descidas do circuito de rua e usava o combustível como refrigerante? Ao ligar o motor, a gasosa não consumida gerava em enorme língua de fogo no escapamento - um show à parte - enquanto o óleo já tinha perdido alguns graus de calor.


Veio do Kart, tendo participado, e ganho, a primeira corrida da categoria na Lagoa do Abaeté.

Foi piloto da bem estruturada equipe AF - Adriano Fernandes - com o patrocínio da Puma, Lajes Volterrana e concessionárias VW e apoio da Caria Ribeiro. Conduzia o antológico Puma amarelo nº 17 ou 71, primeiro Espartano a ser fabricado e que contava com a presença de Jorge Lettry - um dos pais da fera - na assistência técnica oficial de fábrica.

Os raríssimos Espartanos eram, como sugere o nome, pumas aliviados e preparados para competição. Tinham a fibra afinada e detalhes escolhidos pelos pilotos, como as tampas ampliadas para facilitar o acesso à mecânica. Poucos foram fabricados, sendo o primeiro enviado direto para Lulu. Após a "aposentadoria forçada" seguiu para São Paulo e perdeu-se no anonimato. Quem sabe?


O motor 1.8 - ultra vitorioso - foi convertido em 2.2 pelo próprio Lulu, que era o mecânico e afinador da usina, tornando-se praticamente imbatível. O carter seco conduzia 40 litros de óleo, com radiador, no lugar dos 2.5 litros convencionais.


Afirmava que o carro pouco importava, sendo confiante exclusivamente no próprio talento. Os pilotos corriam com protótipos, ou seja, cada um equipava e motorizava o carro como queria, independente de marca, potência ou cor. Chegou a entregar o Puma para que os adversários desmontassem e descobrissem os "segredos" de preparação.

"Que mais eu podia fazer?"

Averso aos pegas, que considera um desrespeito total, foi um dos grandes nomes das corridas da Avenida Centenário, circuito de rua de sentido horário para desestimular as comparações de tempo com arruaceiros macanizados.

Só como referência, a pista da Centenário tinha 3.090 metros e a corrida 35 voltas, em média. Os boxes ficavam onde é o Habib´s.

Av. Centenário

O respeito era tão profundo que o acidente na Curva do Calabar, que culminou na invasão de uma casa com um poderoso Jaguar, foi imediatamente desculpado pelo assustado morador. Bastou pagar os prejuízos e dar um autógrafo.

Jaguar XK

O raro bólido felino está, até hoje, no mesmo estado terminal, guardado em algum lugar de Salvador. Com a palavra, nosso Garimpeiro Mor Marcos Medeiros.

Apesar do destaque com o Puma, Lulu Geladeira pilotou muitos carros em incontáveis circuitos. As Provas do Farol da Barra e da Cidade Baixa são inesquecíveis, enquanto Ferrari, DKW e Jaguar fizeram parte do seu portfólio. O circuito do Farol ia até o Morro do Cristo, voltando pela apertada Afonso Celso.

Ferrari na Barra

Participou de muitas competições no Nordeste, principalmente Recife, e Fortaleza que contava com autódromo de verdade.

Lulu persegue o Topo Gigio, veloz fusca com teto de Karman Ghia

No automobilismo regional nordestino, Lulu Geladeira era o homem a ser batido e isto numa geração de bons pilotos como os cearenses Neném Pimentel, Antonio Cirino e Arialdo Pinho, os pernambucanos Fernando Burle e Ramon Cortiso (Topo Gigio), e os baianos Leonardo Godoy, Carlos Medrado, Mauricio Feinstein, Ivan Cravo, José Luis Bastos, Maurício Castro Lima, Johnny Brusell, Renato Accioly, entre outros.

Lulu conquistou a primeira vitória oficial na inauguração do Autódromo Virgilio Távora, em Fortaleza, em 1969.

Lulu em Fortaleza

Uma curiosidade: os 500 Kms de Salvador terminou numa delegacia de polícia, devido a uma "pataquada" (sic) da turma de Brasília. A pancadaria nos boxes foi generalizada e sobrou até para Jorge Lettry.

Em Fortaleza, o mito da "refrigeração" virou o "causo" do refrigerante, que ganhou até manchete de jornal. Lulu teve de parar no meio do circuito por causa de um câmbio travado. Ganhou um guaraná de um fã, desencavalou a marcha e ainda conseguiu ganhar a corrida!

Lulu de DKW

A última corrida da Centenário - 1972 - coincidiu com a fim das corridas na Bahia, imposição do governador Antônio Carlos Magalhães, que as detestava. Um engarrafamento na ladeira da Barra foi a gota d´água.

Foram 33 anos de jejum para o automobilismo baiano, quebrado em 2005 com a corrida do Comércio. Não por coincidência, o governador é outro e a influência política também. Trouxe até a stock-car para os "jardins" da governadoria!


Lulu foi lembrado, parcialmente, por Allan Kodhair, e deu uma volta nos poderosos tubulares da Stock, que classificou como "violentos". Adorou a experiência, mas, não teve direito nem a um convite para assistir a etapa. Triste!


Infelizmente o bloqueio cobrou muito caro ao segmento, que nunca realizou o sonho de um autódromo de verdade, e teve um apagão de patrocínios, pilotos e equipes. Lulu foi convidado por outros Estados e Países, mas não quis deixar a família e a profissão.


Esse "baixinho" de 84 anos, carismático e gentil, agiganta-se na história do Automobilismo Brasileiro.

Um nome a ser lembrado para sempre!

A telentosa vídeomaker Kátia Monteiro produziu um incrível documentário sobre Lulu.

São cinco capítulos imperdíveis! 

Aguardem!
        

   


12 comentários:

  1. Bravo! Excelente reportagem Seixas. Lembro com muitas saudades das corridas da Centenário. Pura emoção e coragem, os caras mandavam ver com poucos recursos e muita criatividade.
    Parabéns e obrigado pelo emocionante relato.

    Um abraço,

    Ivan Maron

    ResponderExcluir
  2. Segundo reza a "Lenda".....

    A Jaguar XK ainda existe, e encontra-se "guardada" até hoje em um galpão aqui em Salvador. São duas Jaguars decada de 50.
    A Lenda diz que o proprietário precisou fazer uma obra no galpão, e reduziu tamanho do portão de acesso, e os carros ficaram "presos" dentro do galpão. O Proprietário é Moreira (não conheço), mas o filho dele é amigo de Ulisses Brito e o mesmo esteve presente em um dos encontros mensais, e me confirmou a existência dos autos.

    Vamos aguardar o proximo capitulo da história desta lenda baiana. O Quem sabe, alguem toma uma iniciativa e vai correr atraz das rarissímas e históricas Jaguars de Moreira?

    Abs,

    Marco Medeiros



    Palavra de Garimpeiro é soberana!

    Valeu Marcos!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Ivan!

    Segundo relato dos especialistas da época, Lulu estava entre os melhores pilotos do país!

    E se tivesse os recursos e o apoio similar aos contemporâneos, não tinha para ninguém!

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. Parabens grande Carlos pela excelente reportagem, realmente o valor que LULU tem para o automobilismo da Bahia esta longe das poucas homenagens que ele recebe. Foi um grande piloto na epoca em que o que mais importava era o braço, ali sim via quem era o bom. Meu pai me conta que sempre ia assistir as corridas da Centenario, sentado no gramado apreciando as belas manobras de LULU. Eita epoca boa danada.

    um abraco

    ResponderExcluir
  5. excellent article! may I use a picture of Puma in my book "Puma Modelos e Historia"? I´m currently preparing it with help of some Pumeiros. A picture of the first spartan will help, telling the people about these beautiful and successful cars.

    regards
    Thomas

    ResponderExcluir
  6. Caro Thomas,

    Obrigado pelo comentário e apoio!

    As fotos, oriundas do acervo de Lulu e contemporâneos, já devem ser de domínio público.

    Acredito que podem ser usadas tranquilamente.

    A vitoriosa história da Puma merece todo o registro e apoio possível.

    Aguardo com ansieade a publicação.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Mário Cabral Filho, vou fazer 59 anos agora em fevereiro de 2013, morava na Airosa Galvão na Barra, aonde as corridas que partiam do Farol entravam e saiam na Miguel Bounier de volta ao Farol. Desta corridas não tenho fotos, mas me lembro delas via da varanda de casa. No entanto a da Av. Centenário tenho fotos de Lulu Geladeira no seu Puma, do Alfa Giulla, das BMW, dos fucas da Equipe Cascão de Brasília, e dos novatos em seus fuscas.

    Ali já me portava como um fotógrafo profissional me colocando atrás dos sacos de areia na curva do Chame-Chame, e na Bandeirada do Alfa, que apesar de atrapalhado por um fotógrafo fui para o meio da pista e fotografei, a bandeira já estava embaixo.

    Gostaria de publicar as fotos aqui, que estão estragadas com o tempo mas procurei melhorá-las um pouco.

    Como devo fazê-lo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mário,
      Desculpe a demora da resposta, mas, estava fora da cidade e sem conexão.
      Bacana sua iniciativa em compartilhar suas fotos - verdadeiros documentos de uma época ímpar - com os apaixonados por antigo/automobilismo. Parabéns!
      Se possível, envie os arquivos para cseixas.atl@hotmail.com que farei a publicação com o máximo prazer. Se quiser anexar algum texto explicativo ou depoimento, será de muita utilidade.
      Claro que os créditos serão evidenciados, no texto e em cada foto.
      Um grande abraço e muito obrigado,
      Carlos Seixas

      Excluir
  8. ADOREI VEIO ATÉ LAGRIMAS NOS OLHOS,FIQUE MUITO EMOCIONADO,PARABENS.
    LUIZ CARLOS GANTOIS SANTOS.FILHO DO LULU GELADEIRA.

    ResponderExcluir
  9. ADOREI VEIO ATÉ LAGRIMAS NOS OLHOS,FIQUE MUITO EMOCIONADO,PARABENS.
    LUIZ CARLOS GANTOIS SANTOS.FILHO DO LULU GELADEIRA.

    ResponderExcluir
  10. Emocionante a história de Lulú Geladeira! Sua última prova coincidiu com minha primeira no Festival do Ronco em 1972. Nunca tinha ouvido falar dele mas pelo jeito era a fera local! Grande Lulú!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de ver os vídeos da época mas parece que foram queimados no incêndio da TV Itapoan...Eu tinha um projetor sem som antigo e tinha achado no monturo (lixo)da TV um trecho VT mas perdi...

    ResponderExcluir