sexta-feira, 9 de julho de 2010

Miniaturas (01) - Terceiro desafio


Quais as vantagens do automodelismo de escala? Qual a graça de colecionar miniaturas em metal, sem poder acelerar os carros - ou outros veículos - de verdade? Coleciono desde sempre e, apesar de reconhecer algumas limitações, posso garantir que as vantagens são muitas! Para não exagerar, citarei apenas quatro: paixão pelo design, custo, espaço e acessibilidade.

design é óbvio! Poder admirar as linhas de um carro em todas suas faces é uma vantagem indiscutível, muito superior às duas dimensões de uma foto ou imagem.

Também óbvia é a questão do custo, mesmo quando falamos de exemplares especiais, como a tiragem limitada do Carcará que comemora os 44 anos do primeiro recorde brasileiro de velocidade em linha reta (mil reais a unidade - rapidamente esgotada).


A questão de espaço é fundamental, afinal, conheço coleções com mais de 10.000 peças. Todos sabem a dificuldade de conseguir uma vaga de garagem, imaginem então se essas coleções fossem em escala real!

Porém, acredito que a mais importante é a acessibilidade: alguns modelos são inatingíveis, seja por antiguidade, raridade ou até inexistência. Cito novamente o Carcará original (futura postagem), vendido para o ferro-velho a preço de alumínio.

Por tudo isso inicio uma nova série - miniaturas - que pretende unir a "mania de carrinhos" com a história dos "carrões". A estreia recai sobre um dos meus primeiros exemplares, presente de Edson Brandão:

Runabout de Bertone.


Ele se parece com um bugre, um carro esporte e uma lancha ao mesmo tempo! É um exercício de estilo executado pelos designers do Stúdio Bertone, que liberaram a imaginação sem a preocupação com convenções obrigatórias para os automóveis. Enfim, um protótipo apenas para experiências e exibições, sem viabilidade para fabricação em série (lembram da questão da acessibilidade?). O pára-brisa muito baixo, os faróis no santantônio e a falta de retrovisor externo são alguns dos ítens que comprovam a impossibilidade do uso normal.

Quatro Rodas

Como experiência, o Runabout testava conceitos que poderiam ser utilizados em carros do futuro. Os para-lamas por exemplo eram trocáveis e poderiam se adaptar a largura e tala dos pneus usados. Montado com mecânica do Fiat 128 sobre o eixo traseiro, bastou inverter a posição do pinhão e coroa no diferencial para transformar a tração dianteira em traseira.

Quatro Rodas

A revista Quatro Rodas  teve acesso ao protótipo e escalou nada menos do que Emerson Fittipaldi para o teste. O que mais chamou a atenção de Emerson foi a falta de instrumentos - reduzido a luzes espia e um único módulo parecendo uma bússola - e o pára-brisa baixo, reforçando a aparência de uma lancha. O efeito estético foi considerado excelente.

Emerson na Quatro Rodas

Esses protótipos não servem apenas para divulgação. Inclusive o Runabout serviu de base para o estilo de um novo carro da Fiat que por sua vez serviu de inspiração para uma réplica brasileira. Aproveito a deixa para lançar o terceiro, e mais difícil, desafio: de que carros estamos falando? Os acertadores estrão concorrendo a mais um brinde (uma miniatura de F1) e o prazo final é 16 de julho (quinta-feira).

Participem!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Rastro de Onça

Peteleca?

Quem vivia em Salvador nos anos 70 deve lembrar da famosa Peteleca, suçuarana - ou onça parda - que fugiu do Zoológico e  circulou por meses nas matas da Barra, Ondina e muitos outros bairros. Provocou medo em alguns, curiosidade na maioria e atiçou a imaginação das crianças, que chegavam a organizar "expedições de caça".

Infelizmente, por motivo de segurança, foi abatida pelo comentarista e ex-deputado Luis Sampaio e jaz empalhada no museu do zoo. Sua epopéia marcou tanto a cidade que chegou a receber votos na eleição da época.


Vocês devem estar imaginando a razão dessa lembrança e a resposta é muito simples: foi localizado um novo "rastro de onça".

A boa notícia é que, desta vez, o final da história promete ser feliz! 

Explico: a suçuarana, ou onça parda, felino poderoso e solitário, é mundialmente conhecida como Puma.


Depois de 20 anos "entocada", outra "fera" famosa foi finalmente localizada! 

A primeira pista foi uma "pegada" característica - jante das décadas de 70 e 80 que equipavam os Biancos e outros carros da época - com um pneu exótico e uma gravação no mínimo inquietante: exclusivo para competição.


Era um pneu Maggion, modelo slik (sem ranhuras), que oferece o máximo de aderência em pista seca. 

Realmente a "caçada" prometia! 

Seguindo o rastro da fera, facilitado pelo cheiro de gasolina de alta octanagem para aviões, não demorou muito para encontrar a toca que acolheu uma hibernação de tantos anos.


Para os que ainda não adivinharam, mesmo depois de tantas dicas, tenho o privilégio de comunicar que o antigomobilismo esportivo está em festa: 

O famoso Puma de Campêlo foi localizado!


Após incontáveis vitórias nas competições de arrancada, o Puma modelo tubarão aposentou-se - invicto - e foi recolhido numa garagem perto do aeroporto. 

Muito bem preservado, apresentava algumas marcas naturais do tempo. Tinha ainda o número adesivado na porta, registro da época em que "pintava o sete" nas pistas. 

Podíamos notar resíduos de cola dos outros adesivos, que representavam os patrocinadores do carro e das provas. Só um detalhe destoava naquela histórica cena: estava sem a incrível mecânica que assombrava os adversários!


Apresentado a Campêlo, construtor e piloto do mítico puminha, tive a oportunidade de testemunhar o valor e o cuidado dedicado ao motor da fera: estava devidamente desmontado e guardado no próprio guarda-roupa, juntamente com todas as peças retiradas do carro durante o processo de "emagrecimento". 

Aliviar o peso - retirando os componentes supérfluos - é um dos primeiros procedimentos na preparação dos bólidos de corrida.


Agora, a melhor notícia de todas: 
Campêlo convenceu-se de que este marco do automobilismo baiano deve ser exposto e festejado.

A fera já saiu da toca!


Em processo de restauração - é o carro do segundo desafio - breve teremos novidades.

Com todas a peças "aliviadas" aparentando estado de zero km, seria muito fácil montar um exemplar original, candidato a placa preta (veículo de coleção), mas que graça teria?

Além do mais, a história do automobilismo na Bahia, apesar de ainda subvalorizada, é inalienável!


Aguardem futura postagem com algumas informações e curiosidades da preparação. 

Vocês sabiam que muitas pessoas afirmam que a fibra foi lixada até o limite, sobrando apenas uma fina camada (bolha), com o objetivo de reduzir ainda mais o peso?

Será que é verdade?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Encontro mensal - 03 de julho

Confiram, neste sábado, o Encontro Mensal de Veículos Antigos no estacionamento do Parque da Cidade, a partir das 14h.


Organizado pelo Veteran Bahia, consolida a expansão do Antigomobilismo no estado. Conta com a participação de todos os Clubes.


A cada mês um tema é escolhido para justa homenagem. Julho será o mês da "Placa Preta", certificado de autenticidade que distingue veículos com mais de trinta anos de fabricação e 80% de originalidade, no mínimo .


Um evento imperdível, que já faz parte do calendário mensal da cidade.

Participem, convidem os amigos!

Segundo desafio - resultado

ATENÇÃO: em função da chuva persistente, os sorteios foram adiados para o próximo encontro (07 de agosto).

A imagem do segundo desafio...


... retrata um Puma 1973, modelo Tubarão. Os muitos especialistas poderiam se orientar pelo fato de ser em fibra de vidro, pelo pequeno detalhe da curva na tampa do capô e, principalmente, pelas lanternas VW - Variant ou Tl - com a respectiva moldura. Admito que estava muito difícil!


A segunda dica, com maior ângulo de visão, reforçou os detalhes já mencionados e acrescentou a característica curva da porta do carona. Facilitou bastante!


A imagem completa apresenta Zé - pupilo de Edson em laminação - trabalhando na remoção da tinta do Puma Tubarão.


A terceira dica - radiador de óleo no lugar da placa - é recorte da imagem acima, que registra o deslocamento do Puma para a pintura.

Temos vários acertadores, concorrendo ao segundo sorteio do sábado: Rai (3x) foi o primeiro, Neto, Walter, Leo, Neto (novamente), Walter (nov), Ivan, Rai (nov), Ulisses e Cláudio Branco. Como não havia previsão nas regras para a repetição de opiniões, teremos cupons extras para três comentaristas.

Obrigado pela participação de todos e boa sorte no sorteio de sábado.