segunda-feira, 21 de junho de 2010

Carros de cinema (01)


Mais uma vez foi difícil escolher o protagonista de uma nova série, que pretende unir duas paixões: carros e cinema. Como solução, pincei da memória o carro ator que conquistou a primeira pole position nas minhas preferências.

O Mach 5 


do seriado Speed Racer.


O desenho japonês criado por Tatsuo Yoshida em 1960, no mais puro estilo anime (caracterizado pelos olhos de tamanho exagerado), ilustra a saga de um jovem piloto - Speed Racer - que defende a equipe de Pops Racer  (pai) e conta com a ajuda de uma série de simpáticos personagens. Mas, o ponto alto da animação é o fantástico carro da equipe - o Mach 5 - imbatível  e aparentemente indestrutível, cheio de recursos controlados por botões no volantes ( seria uma previsão dos F1 atuais? ).


A - Autojack: (macaco automático) - igual ao sistema da stock-car atual, macacos pneumáticos levantam todo o carro ao mesmo tempo, facilitando a troca de pneus. O detalhe é que Speed percebe que o acionamento com o carro em movimento provoca um salto espetacular - a fantasia aceita tudo - gerando sequências inesquecíveis.
B - Belt Tire (controle de tração) - cinta que recobre os pneus permitindo andar em terrenos irregulares. Podemos reconhecer um ensaio do controle de tração de carros atuais.
C - Cutter (serras) - duas serras surgem na frente do carro e destroem qualquer obstáculo.


D - Defenser - para-brisa se fechava como uma carlinga de avião.Era à prova de balas.
E - Evening Eye - faróis especiais, de alta luminosidade.
F - Frogger - equipamento para dirigir embaixo d´água, com carga de oxigênio e periscópio. Lembram do Lotus Sprit de James Bond no filme O Espião que Me Amava ?
G - Gizmo Robot (botão do centro) -  robô mensageiro em forma de pombo.


O Mach 5 tem design inspirado na Berlineta Ferrari Dino e o ronco utilizado pelos sonoplastas japoneses é o do motor V12 das feras italianas. A pintura vermelha e branca  é nítida referência à bandeira japonesa e o M pintado no capô é relativo a Go Mifune, nome original do personagem (Speed Racer é na versão americana). O interior, com dois lugares, tem revestimento vermelho. Sou capaz de apostar que muitos de minha geração tem um carinho especial por este astro das telinhas... que foi parar nas telonas!


Em 2008 estreou a versão em live-action (com atores reais) dos irmãos Wachowski - os gênios de Matrix - com Emile Hirsch no papel título. O filme teve bilheteria decepcionante e opiniões divergentes, mas o maior mérito é apresentar o Mach Five "ao vivo", apesar do filme ter sido quase todo executado em computação gráfica. Isso para não falar das várias réplicas que foram construídas para a divulgação do filme.


Sem dúvida um carro marcante que, se depender dos admiradores, terá ainda muita kilometragem (ou milhagem) pela frente.


O filme contou com um coadjuvante brasileiro, o Green Energy, mas isso é outra história!

Um comentário:

  1. Bom dia, Carlos. Temos + ou - o mesmo perfil. 47 anos, dois filhos. Tenho o meu primeiro carro até hoje, um Passat GTS Pointer, 86, vermelho Ferrari (que minha esposa odeia). Já participei de Rally de carro por 10 anos. Coleciono apenas um tipo de carro: O MACH 5. Tenho em todas as escalas e marcas. Uma das metas para este ano é, terminar o meu MACH 5 da escala 1:1, com motor, cambio, documentação, etc. Deve ser o 1º no Brasil. Quanto ficar pronto te comunico, Abraços, Vanderlei

    ResponderExcluir