domingo, 30 de maio de 2010

Salvador - Carros que marcaram época - Rolls Royce 1974


Nenhum Rolls Royce consegue passar despercebido, mas acredito que um modelo 1974 foi recordista em curiosidades e comentários aqui em Salvador e no Brasil. Trata-se do Silver Shadow Long Wheelbase Sedan (versão alongada) importado pelo milionário baiano Abdala Gaid.


Excêntrico, Abdala vestia-se modestamente e não tinha empregados na casa localizada na Ladeira da Barra (a esposa é que cozinhava). Ele gostava de sair com o emblemático modelo em ocasiões especiais, conduzido por seu único contratado: o motorista. Antes de ser entregue, o Rolls Royce foi cedido à revista Quatro Rodas para uma matéria veiculada na edição de setembro do mesmo ano.


Apresentava pintura em preto e prateado, teto de vinil preto, estofamento vermelho, todo em couro especial, assoalho forrado com tapetes de lã de carneiro (tecidos a mão) e painel revestidos de nogueira. Motor V8 de 6,75 litros, potência não divulgada, transmissão automática de três marchas e seleção elétrica (alavanca na coluna de direção). O carro possuía também inúmeros itens de conforto e segurança , como por exemplo: o motor só ligava se os cintos de segurança estivessem sendo utilizados pelos passageiros.


Muito interessante é um trecho do folheto de apresentação do modelo: "Você será proprietário de um raro automóvel que envelhece como os grandes vinhos de Bordeaux, tornando-se – com os cuidados adequados – ainda mais valioso do que no dia em que você o comprou."

Apreciador de grandes carros, Abdala já havia importado um Lincoln Continental e um Cadillac Fleetwood (ambos 1973).

Por onde será que andam estas três jóias?

18 comentários:

  1. Vi passar uma vez, na Vitória. Foi incrível, não se falava em outra coisa na cidade. Era divulgado como o "carro mais caro do mundo"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era tio de meu marido, D.Wadia, era irmã de minha sogra...toda semana ela ia ver à irmã levada por um de seus dois filhos. Quando comprou, ele mostrou o carro para meu marido. Que lindo! Prontamente ele respondeu: Titio eu não digo que está às ordens, prq eu não vou emprestar. Esse era tio Abdula.

      Excluir
    2. Prezada Graça boa tarde,

      Gostaria muito de entrar em contato com vc, a tia do seu marido não é a Wadia Jasmin Gaid? Pois acompanho este carro já décadas e pesquiso tudo relacionado a ele, por favor se puder me passe seu contato através do Carlos Eduardo Seixas deste blog.

      Atenciosamente,

      Alexandre.

      Excluir
  2. Eduardo Seixas,

    Tudo bem, esse carro foi vendido em 1979 no Rio de Janeiro , o importador faleceu em 2005 , hoje o carro se encontra no Rio Grande do Sul , sei porque pesquiso rolls royce no brasil desde 1988 e tenho 156 veículos cadastrados no brasil com placa e numero do chassi .

    Abs.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  3. Caro Alexandre,

    Obrigado pelas informações!

    Realmente estava curioso sobre o destino desse exemplar. Valeu!

    Estou preparando um post sobre o Rolls Royce (1965) de Jorge Cirne, que tive o prazer de conduzir no desfile do Veteran na edição 2010 da Stock Car.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos Eduardo

      Como vai, vc tem foto e se recorda que modelo de Rolls Royce seria esse de 1965 do Jorge Cirne usado em desfile, foi no veteran da sua cidade na Bahia?

      Um grande abraço.


      Alexandre.

      Excluir
    2. Caro Alexandre,

      Realmente fiquei devendo essa postagem, mas, farei breve!

      Aproveito para corrigir uma informação: o ano do RR é 1967.

      Confira uma foto em post de 18 de dezembro de 2010, que aborda os V8 presentes no Encontro Anual do Veteran Bahia.

      Breve mais fotos e a participação no desfile da stock car de 2010, em Salvador.

      Um grande abraco

      Excluir
    3. Carlos Eduardo Seixas,

      Td bom? Gostaria de manter contato com vc, ou por whatsapp, obrigado.

      Abraços

      Excluir
    4. Grande Alexandre, passe-me seu e-mail ou WApp que envio meu contato no pv.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Era tio de meu marido, D.Wadia, irmã da minha sogra...Ela visitava à irmã toda semana, um dos seus dois filhos levava, quando comprou meu marido foi com à mãe. Ele chamou para ver o carro, marido disse lindo. Ele riu e prontamente disse: Não digo que está às ordens...Prq não vou emprestar. Ele tinha o hábito de chamar os sobrinhos de titio. Foi um excelente tio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer dona Graça.

      Já ouvi muito falar das histórias envolvendo o famoso tio Abdala. Sou também um membro da família Jasmin, bisneto de Antônio Jasmin (irmão de Wadya), neto de Solange Liberato Jasmin e Filho de Lis Liberato. A poucos meses continuei um trabalho que meu avô, Edson Liberato(Marido de Solange) havia começado antes de morrer em 1992, traçar a árvore genealógica da família Jasmin. De acordo com minhas pesquisas até o momento, a senhora seria casada com um dos dois irmãos Lima, Aliomar ou Jasmin José(Juju), correto? Por favor faça contato comigo pois preciso muito de informações sobre a família Jasmin para continuar a árvore. Também possuo muitas fotos, as quais seu marido pode ter interesse, a exemplo de fotos do casamento de Alexandra Jasmin e João de Oliva Lima e fotos dos avós de seu marido, Helena Bassily Jasmin e Jasmin Luiz(Louzi) Jasmin com inscrições em árabe!

      Meu facebook para entrar em contato: https://www.facebook.com/igor.castro.54

      Espero ouvir da senhora em breve.
      Igor.

      Excluir
  5. Graça, gostaria de entrar em contato com vc.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito Alexandre!

    Grande abraço,

    ZZ Garage

    ResponderExcluir
  8. Maravilha Carlos Eduardo,

    Grande abraço,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Eu trabalhava no Mercado Modelo, antiga Alfândega, tinha 16 anos e vi Sr, Abdalla algumas vezes com o Rolls Royce, ele era proprietário de um prédio vizinho ao Modelo, ficava de esquina com a rua Portugal, todo de azulejos antigos...

    ResponderExcluir
  10. oi me chamo Juliana e, hoje em dia, meus avós moram na casa da ladeira da Barra, acho que essa casa foi a última que Abdala morou. Meus avós compraram ela em um leilão, estava bem acabada, e invadida por uma família que conseguimos tirar de lá. Meus avós, conservam algumas estruturas originais da casa e quando se mudaram tentaram recuperar algumas características originais da casa, como o fato da fachada e do banheiro superior ser todo forrado por mármore rosa carrara e ser quase do tamanho de um quarto, e o fundo onde era o chafariz, hoje é uma piscina, mas os azulejos pintados e as grades lindas ainda permanecem lá. Também tenho muita curiosidade, sou formada em jornalismo, e sempre quis saber sobre a vida dele, conheci outras pessoas que conviveram com o mesmo, algumas já falecidas, mas que me contaram um pouquinho das histórias dele, sempre me perguntando como nunca escreveram um livro sobre esse ser excêntrico que transitou pelos ares soteropolitanos.

    ResponderExcluir
  11. Lembro de ter lido essa matéria na revista 4 Rodas quando era adolescente, em 1974. Dizia- se na época que existiam apenas 3 Rolls-Royce no Brasil: esse do milionário Abdalla, o do cantor Erasmo Carlos e o da Presidência da República.

    ResponderExcluir